A Petrobras irá direcionar US$ 1,6 bilhão dos US$ 2,1 bilhões em investimentos planejados no Estado até 2015 para as áreas de refino, transporte e comercialização, com destaque para a modernização da Refinaria Alberto Pasqualini (Refap), em Canoas. A afirmação foi feita pelo diretor de Abastecimento da estatal, Paulo Roberto da Costa, em evento promovido nesta segunda-feira pelo Comitê de Competitividade em Petróleo, Gás, Naval e Offshore da Fiergs e pela Agência Gaúcha de Desenvolvimento e Promoção do Investimento (AGDI).
Costa antecipou ainda que a estatal estuda duplicar a capacidade de produção da refinaria da Innova, em Triunfo. Com isso, a unidade passaria de 250 mil toneladas/ano para 550 mil. Em relação à Refinaria Riograndense, em Rio Grande, garantiu que a unidade, por ser de pequeno porte, deverá trabalhar com produtos especiais e de alto valor agregado.
Conforme o diretor, o empresário gaúcho deve pensar em fornecer para todo o Brasil e mesmo para o mercado externo, diminuindo as importações de derivados e as vendas externas de petróleo bruto. “Para isso, é preciso ser competitivo em qualidade, preço e prazo”, disse, lembrando que a Petrobras aumentará sua produção, passando dos atuais 2,7 milhões de barris por dia para 6,4 milhões até 2020.
O presidente em exercício da Fiergs, Gilberto Porcello Petry, afirmou que o comitê vem atuando para quadruplicar a participação gaúcha nas compras regulares do Sistema Petrobras, elevando de 2% para um patamar mínimo de 8% em 2015.
fonte: Jornal do Comércio