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Metade das empresas exportadoras perdeu mercado em 2010, diz CNI

Levantamento da Confederação Nacional da Indústria (CNI) divulgado nesta segunda-feira (1), um dia antes do anúncio do pacote de estímulo à competitividade
do governo federal, revela que 48% das empresas exportadoras perderam
participação no mercado externo em 2010, ou deixaram de exportar no ano
passado. Os dados foram coletados com 1.569 empresas entre 31 de março e
14 de abril deste ano.

“Diante de um novo cenário, no qual a moeda brasileira torna-se cada
vez mais forte, ganhos de competitividade são fundamentais para a
sustentação das exportações (…) É preciso retirar os entraves à
competitividade industrial”, avaliou a entidade.

Pacote de estímulo para as empresas
Para o economista da CNI, Flavio Castelo Branco, a expectativa do setor
produtiso sobre pacote de estímulo à competitividade das empresas
brasileiras, que será anunciado amanhã pelo governo federal, é grande.

“Participamos da discussão, mas quem elabora a política é o governo.
Estamos com a expectativa de que parte das adversidades, de tributação
sobre investimento, encargos sobre mão de obra, custo de capital e
acesso a recursos, além da questão de logística, que faz com que o custo
de colocação do produto brasileiro no exterior seja maior, sejam
contemplados no pacote”, disse ele.

Outros números da pesquisa
No ano passado, segundo o documento, 20% foi a participação média das
vendas externas no faturamento das empresas em 2010. Para 2011, porém,
24% das empresas exportadoras preveem redução da participação das vendas
externas  em seu faturamento bruto neste ano. Ao mesmo tempo, 68% das
empresas que exportaram em 2010, ou pretendem vender seus produtos no
exterior neste ano, estão adotando estratégias para estimular suas
vendas lá fora.

Dificuldades nas exportações
“A sondagem industrial da CNI mostra que as empresas exportadoras estão
enfrentando dificuldades. Essas empresas estão menos otimistas que as
não-exportadoras, acumularam estoques indesejados entre fevereiro e
abril de 2011, e também estão operando com utilização da capacidade
instalada [nível de uso do parque fabril] abaixo do usual”, informou a
CNI.

De acordo com a entidade, a pesquisa mostra que as dificuldades
encontradas pelas empresas exportadoras brasileiras sâo “grandes”. A CNI
avaliou ainda que é importante reverter esse quadro e dar “novo
estímulo” às vendas externas brasileiras. “As empresas exportadoras
estão mais expostas à competição, tendem a ser mais inovadoras e
disseminam ganhos de competitividade no mercado doméstico”, acrescentou a
entidade.

A conclusão da Confederação Nacional da Indústria é de que o Brasil
“subaproveita” as oportunidades trazidas pelo comércio internacional,
acrescentando que a participação do país no comércio internacional (20º
lugar entre os maiores exportadores) continua “muito baixa”.

fonte: G1