No dia 26 de maio, o coordenador do Comitê de Reciclagem do Sinplast, Luiz Henrique Hartmann palestrou na 109ª reunião do Conselho do Banco de Resíduos da Fundação Gaúcha dos Bancos Sociais. Dois tópicos foram destaques no encontro: a Feira Internacional de Água, Resíduos e Reciclagem (IFAT), que ocorreu na Alemanha, e a biodigestão do lixo por processo anaeróbico.
Hartmann falou sobre sua experiência na IFAT, que contou com cerca de 3 mil expositores e teve como objetivo a troca de experiências e ênfase em conhecimento de modelos de reciclagem. Ele apresentou como case a AWM, uma empresa pública que realiza o sistema de recolhimento de lixo da cidade de Munique. “É o chamado sistema das três lixeiras, onde há uma indicação de qual lixo deve ser depositado em cada uma (papel, orgânico e residual). Um método extremamente simples que conquistou muito sucesso”, destaca.
A biodigestão do lixo por processo anaeróbico também foi abordada durante o encontro. Hartmann ressalta para a premissa de que neste processo é possível gerar energia. “É disso que necessitamos, ligar a produção de energia com a destruição de resíduos orgânicos”, explica. Os assuntos levaram os participantes da reunião a discutirem alternativas para qualificar o sistema de coleta do Rio Grande do Sul.