Blog

Instituto Sustenplást é lançado oficialmente

Uma iniciativa que nasce para abrigar ações socioambientais e educativas em prol do setor plástico brasileiro. Nesta terça-feira, aconteceu na FIERGS o lançamento do Instituto Sustenplást. Presidido pelo industrial Alfredo Schmitt, a proposta é conscientizar comunidades, órgãos públicos, empresas e a sociedade em geral quanto à importância da economia circular, da logística reversa e da reciclagem com o descarte adequado e responsável pós-uso dos materiais plásticos. E, fundamentalmente, mostrar que o plástico é um material muito precioso para ser descartado.

“O plástico não tem pernas, não tem asas e não tem nadadeiras! O que ocorre é o descarte inadequado, em prejuízo ao meio ambiente”, destaca Schmitt. Para isso, o Instituto nasce como forma de ampliar e expandir ações já desenvolvidas pela indústria de transformação no Rio Grande do Sul e no Brasil.
Suas atividades reforçarão o conceito dos “4R´s”, tão disseminado mas ainda pouco aplicado: reduzir – com uso racional; reutilizar – com a múltipla aplicabilidade; reciclar – com novos produtos úteis; e reeducar – minimizando o desperdício e melhorando o descarte. Algumas ações, que agora passam ao comando do Instituto, já vinham sendo realizadas pela indústria do plástico, por meio de Sindicatos patronais do setor e parceiros, e receberão continuidade, sendo elas, o Congresso Brasileiro do Plástico (CBP), o Tampinha Legal, o MOVA – Oficina Solidária Tampinha Legal, e o Sustenplást nas Escolas.
A estrutura física do Instituto Sustenplást funcionará junto à sede do Sinplast, na FIERGS. Além de Schmitt, a diretoria é composta pelos industriais Edilson Deitos, como vice-presidente, e José Henrique Hoffmann, Luiz Felipe Willig e Gerson Haas, como Conselheiros Fiscais. Durante o evento, Schmitt lembrou a origem do Sustenplást no Sindicato, criado pelo empresário e então diretor do Sinplast Júlio Roedel. Clique aqui e confira a apresentação na íntegra.