Blog

1º Congresso do Plástico atinge objetivos

Presidente Alfredo Schmitt - crédito VINÍCIUS COSTA -O 1º Congresso do Plástico, a primeira iniciativa na América Latina a exaltar o plástico como elemento fundamental na vida moderna nos mais variados segmentos, reuniu, na última semana, na Fiergs, representantes de entidades do plástico, empresários, diretores e visitantes, para debater e mostrar na prática o papel atual do plástico no desenvolvimento tecnológico brasileiro. Para Alfredo Schmitt, presidente do Congresso, iniciativas como esta são fundamentais para mostrar ao país e à população o plástico como um protagonista do desenvolvimento, algo que, muitas vezes, passa despercebido pela população. “O segmento plástico é motivo de orgulho para o país. O plástico participa da vida do cidadão e contribuiu com o desenvolvimento do Brasil”, declarou o executivo no início das atividades durante ato de abertura.

Também na abertura, representando o Governo Federal, o Secretário Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, Arnoldo de Campos, falou sobre a importância de ampliar parcerias com o setor plástico – tido como estratégico para o desenvolvimento do Brasil. “Estamos abertos para o diálogo. Essa é a mensagem do Governo Federal”, disse ele. Ao longo do dia 6/11, conferencistas nacionais e internacionais tiveram como base de discussão dois temas centrais: os benefícios do plástico e os seus valores na contribuição ao combate à fome, e o seu papel na criação de soluções e tecnologias para contribuir com a melhoria do índice de desenvolvimento humano. Para falar sobre os temas, nomes como Dr. Jeffrey Brecht – PhD Universidade da Flórida; Bernard Le Mione, representante do comitê francês de plástico na agricultura; Alvaro Azanha, consultor técnico da BRF; Rogério Kohntopp, diretor de tecnologia, qualidade, sustentabilidade e inovação da Tigre S.A; Dra. Maria Elizete Kunkel, professora da Universidade Federal de São Paulo/SP; e Miguel Bahiense, presidente da Plastivida – Instituto Socio-Ambiental dos Plásticos.

Área externa – O evento também contou com uma exposição exclusiva, que mostrou aos participantes – na prática – ambientes com e sem o plástico, com o objetivo de destacar o impacto positivo que o material dá à vida contemporânea. Na oportunidade, os presentes puderam ver de perto um mini-supermercado que antes vendia seus produtos a granel e um supermercado moderno, por exemplo, assim como um ônibus sem as partes plásticas e outro com as partes que levam plástico, e uma UTI de antes – sem o uso dos plásticos efetivamente – e uma UTI moderna.

Jantar – Na noite de 5/11, aconteceu o jantar de confraternização do Congresso, na Casa Vetro. A atração da noite ficou por conta da apresentação da Orquestra Plástica  do Neojiba, uma formação composta apenas por instrumentos de plástico, que conta com o apoio da Braskem. O Sinplast foi um dos realizadores do 1º Congresso do Plástico.

Foto: Vinicíus Costa