Nesta terça-feira (21/11), no Instituto SENAI de Inovação – Engenharia de Polímeros, em São Leopoldo, aconteceu o 1º Encontro Técnico de Filmes Flexíveis. Promovido pelo Sinplast, Simplás, Simplavi e Braskem, o evento abordou novidades em matérias-primas, tecnologias e inovações direcionadas ao segmento de filmes flexíveis.
O coordenador do Comitê de Filmes no Sinplast Rudimar Rodeghero abriu o evento dando as boas-vindas aos presentes e já anunciou a realização da 2ª edição do Encontro em 2018. Na sequência, a engenheira Patrícia Rocha, da Braskem, falou sobre “Polietilenos, Escolhas e Impactos na Formação de Filmes Flexíveis”, abordando as características e propriedades das três principais famílias de polietilenos. Ainda na parte da manhã, a engenheira Regiane Defácio Dutra, da Ampacet, explicou ao público presente a definição de Masterbatches, destacando, entre outros pontos, quando e porque eles devem ser aplicados e os fatores que influenciam na avaliação de uma cor. A executiva do Instituto Aslore Tânia Sette apresentou informações sobre o Acordo Setorial de Embalagens e o primeiro relatório da Coalização Empresarial, relacionado às obrigações da Política Nacional de Resíduos Sólidos – PNRS.
O turno da tarde foi de apresentação de tecnologias. O engenheiro Marcio Viviani, da Reifenhäuser, ministrou a palestra “Extrusão Blow: Tendências e Novas Tecnologias para Filmes Flexíveis Barreira e Laminação”. Já Gelson Schmidt, da Indumak, falou sobre “Sistemas de Empacotamento Automático e suas Interações com Filmes Flexíveis”. Encerrando a agenda do dia, a gerente de operações do ISI – Engenharia de Polímeros, Viviane Lovison, apresentou os serviços de ensaios, pesquisa e desenvolvimento e inovação desenvolvidos pelo Instituto. O encontro teve o apoio da Ampacet, Aslore, Indumak e Reifenhäuser.