Participe! Apresentação e debate on-line sobre Reforma Tributária Estadual
A Reforma Tributária Estadual: as leis aprovadas pelo Legislativo Estadual e sancionadas pelo Governador no final de 2020 será tema de apresentação e debate on-line do Sinplast-RS na próxima terça-feira (23/02). O evento é organizado pelo Comitê Sinplast de Assuntos Legais e Tributários, coordenado por Eugênio Cramer, e terá como palestrante Dr. Gustavo Verch.
Se você é representante de empresa associada e em dia com suas contribuições junto ao Sinplast-RS, inscreva-se gratuitamente pelo e-mail sinplast@sinplast.org.br para receber o link de acesso à sala. O evento acontecerá das 10h às 11h30.
Sinplast-RS promove mais uma rodada de conversa sobre matérias-primas
Depois do evento com representantes da Braskem, o Comitê Sinplast de Matérias-Primas, coordenado por Edilson Luiz Deitos, promove na próxima quinta-feira (25/02), das 11h às 11h50, mais um bate-papo virtual sobre o tema das matérias-primas. Desta vez, o encontro será com o presidente da ADIRPLAST (Associação Brasileira dos Distribuidores de Resinas Plásticas) Laércio Gonçalves. Para participar, é necessário ser representante de empresa associada e em dia com as contribuições junto ao Sindicato.
Inscreva-se pelo e-mail sinplast@sinplast.org.br para receber o link de acesso ao evento.
Parte 3 – Série de textos pela valorização do plástico. Leia e compartilhe!
Encerramos hoje a série de textos de autoria de Claudio Marcondes, Júlio Harada e Manoel Lisboa, da consultoria PlasticXperience, que contemplam a valorização do setor plástico. Leia e compartilhe!
Plástico: agride ou preserva a vida?
Quem é o responsável pelo acidente de trânsito? O carro ou o condutor? Quem é responsável pela solidez de um edifício? O cimento, a areia, o ferro ou o projetista? Quem é responsável pela poluição? Os materiais, os produtos químicos ou a sociedade, que necessita fazer uma gestão de resíduos adequada?
O entendimento superficial de um problema muitas vezes leva a sociedade a tomar conclusões errôneas sobre vários assuntos. Quem não se lembra que o ovo já foi considerado prejudicial à saúde? E o que aconteceu depois de um melhor entendimento sobre suas propriedades? O mesmo passou a ser considerado um alimento saudável e passou até mesmo a fazer parte da dieta de atletas. Assim como aconteceu com o ovo, o plástico tem sido objeto de uma análise e julgamentos incorretos pela sociedade, sendo apontado como o grande responsável pela poluição dos oceanos, isentando a sociedade de sua responsabilidade.
Vamos aos fatos: este material tem contribuído de forma significativa para preservar a vida no planeta. Por sua versatilidade, excelentes propriedades, pouco consumo de energia nos processos produtivos e baixo custo, o plástico tem sido largamente empregado na produção de vários itens. Ele traz nossos alimentos, nossos medicamentos, nossa água, leva nosso esgoto e está presente em uma infinidade de atividades diárias. Infelizmente, assim como acontece com qualquer material ou produto, ele deve ser descartado de forma correta após o uso. O descarte correto evita a contaminação do meio ambiente e permite que sua reutilização. Após ser usado, o plástico pode ser facilmente reciclado para ser transformado em outros itens, produtos químicos ou energia.
A gestão de resíduos é uma obrigação dos governos e dever da sociedade, a qual necessita ser educada corretamente e compartilhar esta responsabilidade. Quando o plástico chega aos rios e oceanos, não é só o problema de poluição, mas também o desperdício de matéria-prima e, consequentemente, uma perda irreparável de valor econômico. Várias tecnologias estão disponíveis hoje para sua reutilização.
A prioridade é o que chamamos de reciclagem primária, no qual o material plástico usado é limpo, moído e reprocessado para que possa gerar novas peças. Isso significa uma redução no consumo de matérias-primas e energia, algo fundamental para a preservação do planeta. Outra possibilidade é a reciclagem química, que permite a produção de combustíveis e produtos químicos de alta pureza e valor agregado. Uma terceira possibilidade é a utilização energética. Devido ao seu alto poder calorífico, o plástico, através de uma queima controlada, pode produzir energia térmica ou eletricidade.
Plástico: se usado e descartado de forma adequada, ele preserva a vida, gera riqueza e valor para sociedade.
Plastiweber realiza primeira exportação de Plástico Social ®️ através do Plastic Bank
No ano passado, a Plastiweber, associada ao Sinplas-RS, conquistou a certificação europeia EuCertPlast, comprovando entre os mercados nacional e internacional o seu diferencial, tanto em filmes quanto em resinas plásticas recicladas. A homologação tornou a empresa a primeira das Américas a produzir embalagens plásticas 100% recicladas. E a partir de então, a Plastic Bank ajudou a empresa a identificar um mercado exterior, com demanda pela matéria-prima reciclada produzida pela Plastiweber, gerando a primeira nesta linha de produtos.
A Plastic Bank se tornou uma empresa pioneira em soluções que impedem que o plástico chegue aos oceanos, enquanto fortalece uma sociedade regenerativa, construindo ecossistemas éticos de reciclagem em comunidades costeiras e reintroduzindo o material na cadeia de abastecimento como Plástico Social®️. As tratativas do Plastic Bank foram ocasionadas justamente pelo trabalho de logística reversa realizado pela Plastiweber, por meio de suas parcerias sociais com cooperativas e comunidades.
“Mesmo frente a todas dificuldades, sempre seguimos fortes em nosso propósito e hoje somos reconhecidos pelo mercado nacional e também externo”, comenta o diretor administrativo, Moisés Weber, comemorando a primeira exportação de resina reciclada – ocorrida no final de janeiro (até então a empresa exportava apenas filmes agrícolas). A exportação foi de 20 toneladas de resina plástica, produzida a partir de matéria-prima 100% pós-consumo e será utilizada para embalar itens de higiene.
Inscrições para a Campanha de Vacinação Contra a Gripe do SESI iniciam na segunda-feira
O SESI inicia, na próxima segunda-feira, dia 22 de fevereiro, o período de inscrições para a Campanha de Vacinação Contra a Gripe. A iniciativa, já tradicional na instituição, contempla conscientização e a aplicação das vacinas nas dependências da empresa e em algumas das unidades do SESI. Clique aqui para mais informações e para o cadastro de adesão à campanha.
Detalhes sobre o Decreto 55.758, de 15/02
O Decreto 55.758, de 15 de fevereiro de 2021, publicado na tarde desta segunda-feira pelo Governo Estadual derruba o limite de 50% de ocupação nas salas de aula para a realização de atividades presenciais em creches, escolas e universidades, independentemente da bandeira estabelecida no Modelo de Distanciamento Controlado.
Clique aqui, confira o decreto na íntegra e as medidas sanitárias segmentadas.
Plástico na imprensa: acompanhe!
Notícias sobre o plástico tem sido pauta constante da imprensa nacional. Conforme boletim da Abiplast, o setor foi pauta de reportagem da Revista Veja sobre a escassez de matéria-prima (veja aqui). Em São Paulo, confira o andamento da lei que proíbe copinhos plásticos em bares e restaurantes (clique aqui).