Blog

5ª edição do Energiplast reúne grande público na Fiergs

No dia 15 de setembro, o Sinplast realizou a 5ª edição do Fórum Brasileiro de Reciclagem Energética de Resíduos Sólidos com Ênfase em Plásticos – Energiplast 2014. O evento, que teve como tema “Resíduos Sólidos e Energias Alternativas: uma nova economia”, reuniu um público de 250 pessoas, entre estudantes, empresários e representantes de entidades públicas e privadas. Na oportunidade, foram apresentados cases de sucesso, novas tecnologias e tendências do setor de reciclagem energética de resíduos sólidos urbanos.

Durante a solenidade de abertura, que contou com a presença de autoridades, o coordenador do evento Luiz Henrique Hartmann comentou sobre a já sancionada Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). “Até agora não foi feito nada. Estamos trazendo para o debate a valorização do produto gerado pela coleta seletiva. Esse é o quinto ano que promovemos o fórum, dezenas de cases de tecnologia já passaram por aqui”, destacou. Segundo Hartmann, o Sinplast tem um papel importante nesse momento no sentido de fazer com que os legislativos trabalhem pelo incentivo à cadeia do lixo. “A nova economia deve ser contemplada em todos os elos da cadeia”, lembrando que a PNRS ainda não prevê incentivos às empresas recicladoras e não há financiamentos internacionais, por exemplo. “A PNRS não é bolsa catadores”, disse ele.

Clique aqui e confira a cobertura completa do Fórum. O evento foi promovido pelo Comitê Sinplast de Reciclagem, com patrocínio da Fecomércio-RS e Braskem, e apoio da Fiergs.