A Fundação Ellen MacArthur divulgou recentemente texto sobre a nova economia de plásticos, destacando a importância que o tema da economia circular está tendo mundialmente. Veja abaixo trechos do conteúdo referente ao Desafio de Design Circular:
Ideias inovadoras ganham US$ 1 milhão para projetos que visam evitar plásticos nos oceanos
Os vencedores do Desafio de Design Circular de US$ 1 milhão (executados em colaboração com a OpenIDEO como parte do Prêmio de Inovação da Nova Economia de Plásticos) foram premiados por Karmenu Vella, Comissário Europeu para Meio Ambiente, Assuntos Marítimos e Pescas, na conferência Our Ocean em Malta. O Desafio concentrou-se nos 30% dos itens de embalagens plásticas que são demasiado pequenos ou muito complexos para serem reciclados e, muitas vezes, encontram seu caminho para o oceano, por exemplo saches de shampoo, invólucros e tampas de copos de café. Mais de 600 inovadores de mais de 60 países de todo o mundo participaram.
Os seis vencedores do Desafio de Design Circular se dividem em três categorias: “Repensando compras de supermercado”, “Redesignando saches” e “Reinventando café-to-go”.
A partir de 2018, os inovadores vencedores participarão de um programa de aceleração de 12 meses em colaboração com a Think Beyond Plastic, onde trabalharão com mentores e consultores especializados da indústria de plásticos e da comunidade de investidores para refinar seus protótipos de design e dimensioná-los para se tornarem soluções comercializáveis.