Contribuições ao Sinplast em 2018
Pelas empresas filiadas
No espírito da Reforma Trabalhista, que passou a Contribuição Sindical de obrigatória para opcional, a Assembleia do SINPLAST optou por não cobrar essa contribuição, mantendo a Contribuição Assistencial:
– a ser recolhida pelas empresas em maio;
– com base na GFIP de março, que as empresas devem enviar ao Sindicato de acordo com a seguinte tabela:
De posse da GFIP, o Sindicato enviará à empresa a guia, já preenchida, para recolhimento dessa contribuição.
Pelas empresas filiadas e associadas
A essas empresas cabe:
– a Contribuição Assistencial, como já exposto,
mais
– a Mensalidade, de acordo com a seguinte tabela:
Mensalmente, o Sindicato encaminhará o boleto relativo à Mensalidade. Sendo Associada, a empresa pode valer-se dos seguintes benefícios adicionais:
– Participação, com subsídio financeiro, em cursos, workshops, seminários e palestras de temas de interesse da indústria do plástico;
– Acesso a consultorias jurídicas tributárias, trabalhistas, de energia elétrica e de assuntos técnicos;
– Apoio financeiro para visitas a feiras comerciais no Brasil e no exterior (consulte as normas vigentes);
– Participação no Acordo Setorial de Embalagens, da Abiplast ou Aslore, atendendo as exigências da PNRS – Política Nacional de Resíduos Sólidos e requisitos para renovação de licenças ambientais (obrigatório comprovar realização de ações Logística Reversa);
Firme atuação do Sinplast
Voltamos a anexar o relato das ações de 2017 do Sindicato, onde fica bem caracterizado o conjunto de esforços da entidade a favor do setor (clique aqui).
Sinplast aborda Análise do Mercado de Polímeros para 2018 na primeira reunião-almoço do ano
No dia 6 de fevereiro, às 12h, acontece a primeira reunião-almoço 2018 do Sinplast. O evento, que acontecerá no Espaço Riograndense da FIERGS, é aberto aos associados e contará com a palestra “Análise do Mercado de Polímeros para 2018”, ministrada por André Castro, consultor do Sindicato para Assuntos Relativos a Matérias-Primas. Podem participar até um representante por empresa associados. Os interessados devem confirmar presença até o dia 5 de fevereiro pelo e-mail sinplast@sinplast.org.br.
Atenção empresas consumidoras de Gás GLP ou GNL
Independente de que hoje sejam consumidoras de GLP, mas que num futuro poderão migrar para GNL, também, terão a possibilidade de comprar no mercado livre. O Governo do Estado, através da Secretaria de Minas e Energia em parceria com o Escritório de Desenvolvimento de Projetos (EDP) e da Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do RS (AGERGS), elaborou um Projeto de Lei visando definir os princípios e normas referentes à exploração direta ou mediante concessão dos serviços locais de gás canalizado no Estado do Rio Grande do Sul.
Antes de encaminhar o projeto de lei para apreciação e discussão na Assembleia Legislativa, o Poder Executivo está promovendo uma Consulta Pública para debater a proposta e buscar contribuições junto à sociedade gaúcha. Dada a relevância do assunto para a indústria, entendemos ser de suma importância a contribuição das empresas, indicando interesse e ponderações a respeito do tema. Enviem suas manifestações até o dia 09 de fevereiro para o e-mail coinfra@fiergs.org.br. Clique aqui e confira o conteúdo do Projeto de Lei.
Carta aos Deputados Estaduais
O presidente do Sinplast Edilson Deitos encaminhou carta aos Deputados Estaduais do RS destacando a importância da aprovação de PEC´s que liberam plebiscito para autorização de venda de estatais específicas, como é o caso da CEEE. O Sindicato acredita que a venda desta companhia ao setor privado permitirá melhor eficiência em sua gestão, resultando em enorme benefício aos consumidores, vale dizer, às empresas e às famílias.
MDF-e: Atenção às regras de emissão do documento para transporte de cargas
A FIERGS elaborou Nota Técnica respondendo aos principais questionamentos das indústrias emitentes de NF-e sobre a obrigatoriedade de emissão do MDF-e – Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais. Clique aqui e acesse o documento na íntegra.
Sistema Online de MTR – Manifesto de Transporte de Resíduos
A FIERGS emitiu também essa semana Comunicado Técnico com informações sobre a entrada no ar do Sistema Online de MTR – Manifesto de Transporte de Resíduos. Clique aqui e acesse o conteúdo.