Blog

3ª Geração #654 – Participe do Projeto (Re)pense!

Projeto (Re)pense – Industria do plástico: ainda mais essencial em tempos de pandemia

O momento atual em que vivemos, apesar de nebuloso, já proporcionou à sociedade inúmeras mudanças. De hábitos, de pensamentos e de escolhas. O futuro, com certeza, trará ainda muitas outras modificações. Por isso, precisamos estar preparados para ressignificar todos os contextos em que estamos inseridos, principalmente com consciência do coletivo. Pensando nisso, o Sinplast-RS criou o Projeto (Re)pense, uma iniciativa desenvolvida para proporcionar, além de uma nova perspectiva de conhecimento, a reflexão sobre antigas práticas e ideias. Diante de uma mensagem tão significativa, nada melhor do que lançar o projeto no dia 25 de maio, data em que comemoramos o Dia Nacional da Indústria.

Em um bate-papo online no Instagram, o Presidente do Sinplast-RS, Gerson Haas, e o Presidente da Abiplast e Vice-Presidente da FIESP, José Ricardo Roriz Coelho, falarão, ao vivo, sobre a valorização do plástico em tempos de pandemia. Para participar, basta acessar a plataforma do projeto (@repenseprojeto), no dia 25/05, a partir das 11h! 

Decreto autoriza reabertura de estabelecimentos comerciais em Porto Alegre

Acesse o documento completo clicando aqui

Um decreto publicado nesta terça-feira (19) pela prefeitura de Porto Alegre autoriza estabelecimentos comerciais a retomarem as atividades a partir de hoje. Como regra geral para o funcionamento, o Executivo estabeleceu que seja respeitada a capacidade de ocupação de 50% dos locais, o distanciamento de dois metros entre as pessoas e o fornecimento de máscara de proteção facial aos colaboradores para uso no transporte coletivo. Para saber mais, clique aqui

Canal para encaminhamento de dúvidas da indústria

Considerando que o Decreto Estadual nº. 55.240, de 10.5.2020, que institui o Sistema de Distanciamento Controlado para fins de prevenção e de enfrentamento à epidemia causada pelo novo Coronavírus, estabelece protocolos e condições específicas para cada seguimento industrial, visando uma maior segurança jurídica para os sindicatos e indústrias, a FIERGS conseguiu um canal direto com o Governo do Estado objetivando esclarecer dúvidas acerca da norma estadual.

Assim, informamos que eventuais dúvidas e esclarecimentos devem ser encaminhados diretamente para o Governo do Estado, através do seguinte endereço de e-mail: distanciamentocontrolado@seplag.rs.gov.br

Portaria estabelece procedimentos e requisitos sobre avaliação de EPI e CA 

Foi publicada no Diário Oficial da União no dia 06.05.2020, a Portaria nº 11.347/2020, da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que estabelece os procedimentos e requisitos técnicos para avaliação de Equipamentos de Proteção Individual – EPI, elencados na Norma Regulamentadora – NR 6 e, emissão, renovação ou alteração de Certificados de Aprovação – CA. Clique aqui para ler o Comunicado Técnico completo.

Setor com seis dirigentes na nova gestão FIERGS/CIERGS

Publicadas as chapas oficiais, seis representantes do setor integrarão a gestão 2020-2023 da FIERGS e do CIERGS: 

Gerson Haas (Sinplast) será Diretor da FIERGS e Gelson de Oliveira (Simplás) será Conselheiro Fiscal da FIERGS. Flávio Haas (Sinplast) e Jaime Lorandi (Simplás) serão Vice-Presidentes Regionais do CIERGS. Edilson Deitos (Sinplast) e Ivanio Arioli (Simplavi) serão Diretores do CIERGS.

Núcleo de Acesso ao Crédito – NAC/RS
 Posto de Informações FIERGS/BNDES

O Governo Federal sancionou a Lei nº 13.999, de 18 de maio de 2020, que institui o Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe), para o desenvolvimento e o fortalecimento dos pequenos negócios, ou seja, aqueles que auferiram receita bruta em 2019 de até R$ 4,8 milhões. O recurso pode ser utilizado para garantir operações de investimento e capital de giro isolado ou associado, sendo vedada a destinação para distribuição de lucros e dividendos entre os sócios. 

Clique aqui para saber mais. 

LIVE: Plástico e Sustentabilidade 

A entrevista online da próxima quinta-feira, realizada pela Plástico Sul, será com a coordenadora executiva do Instituto SustenPlást, Simara Souza. Na pauta, diversos assuntos relacionados ao tema, entre eles, o Tampinha Legal, programa socioambiental de caráter educativo de iniciativa da indústria do plástico que virou case de sucesso nacional! Participe a partir das 16h, no Instagram da Plástico Sul. Clique aqui

FIERGS | Bate-Papo online com a BizCapital

Na próxima quinta-feira, 20 de maio, a FIERGS realizará a 7ª edição do Bate-Papo com Instituições Financeiras, a partir da 13h30. Na oportunidade, a fintech BizCapital abordará as medidas de crédito adotadas em decorrência da pandemia. O evento será online, com duração de aproximadamente 1h e para participar, basta enviar um e-mail para sindical@fiergs.org.br demonstrando interesse no bate-papo. O link de participação será enviado como resposta. 

Live Embalagens em Pauta – Participação Presidente da ABIPLAST/ SINDIPLAST

No dia 21 de maio, o Instituto de Embalagens realizará a primeira LIVE do projeto Mercado em Pauta, com líderes do setor.  O primeiro convidado será José Ricardo Roriz Coelho, Presidente da Abiplast/Sindiplast, debatendo como o setor do plástico pode conduzir os seus negócios na nova realidade pós-pandemia. Para assistir, basta acompanhar o perfil do Instituto no Instagram, a partir das 19h. Clique aqui e saiba mais! 

Ser associado é uma vantagem ou uma obrigatoriedade?

Quando as coisas saem fora do planejado, as associações e sindicatos são seu alicerce, apresentando visão e benefícios que podem te auxiliar em sua empresa, contando com parceiros comerciais, judiciais e legislativos. 

Clique no vídeo abaixo, produzido pelo portal Plástico Virtual,
e saiba mais sobre o assunto!