Blog

5CBP é realizado com sucesso em SP

“Mentira! Mentira! São 50 anos de pesquisas científicas! O plástico já é a opção mais verde até com zero de reciclagem.” Chris DeArmitt, autor do livro “O Paradoxo dos Plásticos, PhD e maior especialista em materiais plásticos do mundo foi enfático nas suas afirmações na palestra central do 5º Congresso Brasileiro do Plástico (5CBP), realizado nesta quinta-feira (12/09), na Casa Bisutti (Vila Olímpia), São Paulo. Promovido pelo Instituto SustenPlást, a primeira edição do CBP aconteceu há 10 anos e, ao longo de sua trajetória, sempre buscou enfatizar à sociedade a importância do plástico para o dia a dia das pessoas.

Em visita ao Brasil pela primeira vez, DeArmitt abordou em sua palestra diferentes abordagens equivocadas sobre o material plástico, como consumo e desperdício, plástico nos oceanos, fake news, embasando com dados científicos os erros comumente divulgados sobre o material. “O plástico não é o problema dos oceanos, mas sim as redes de pesca. O plástico enfrenta uma discriminação. 87% das notícias divulgadas são falsas. A mídia quer assustar as pessoas e ganha dinheiro com isso. A gente só vai ter um futuro bom se pararmos de mentir para nossos filhos nas escolas”, ressaltou ele, que, ao longo da programação, autografou o livro O Paradoxo dos Plásticos, impresso no Brasil pelo Sinplast-RS e distribuído gratuitamente aos congressistas.

O presidente do Instituto SustenPlást, Alfredo Schmitt, na abertura do evento, falou sobre a importância do compartilhamento de informações verídicas e científicas sobre o plástico a uma plateia repleta de representantes do setor plástico, químico, especialistas, professores e comunidade. “Temos que disseminar sempre mais conhecimentos e informações sobre o plástico”, disse ele, ao destacar a presença inédita do palestrante internacional no 5CBP. Segundo Simara Souza, gerente do Instituto SustenPlást, o Congresso não é um evento para “convertidos”. “Nós somos responsáveis pela educação que damos dentro de casa”, disse ela, ao afirmar que sustentabilidade é sobre ação humana. “A mudança depende de cada um de nós.”

Ao longo do dia, uma série de palestrantes abordaram diferentes pontos de vista abordando cases, a dinâmica da cadeia do plástico, inovações e temas relacionados à reciclagem e à economia circular. O 5CBP foi realizado de forma híbrida e as palestras podem ser acessadas posteriormente pelo site do evento. O presidente em exercício do Sinplast-RS Luiz Felipe Willig e representantes da diretoria do Sindicato acompanharam presencialmente o dia de debates em São Paulo.