Blog

EDIÇÃO Nª 444

Pleito para o setor da reciclagem

O Comitê Sinplast de Reciclagem (CSR), coordenado por Luiz Henrique Hartmann, está em busca de mudanças para reestruturar o setor de materiais reciclados no Rio Grande do Sul e torna-lo mais competitivo a nível nacional. A partir de um pleito para o gabinete da Receita Estadual, o Comitê quer modificar o texto do decreto nº 52.319/2015 – DOE RS de 13.04.2015, que cita que “os estabelecimentos recicladores apropriem o crédito presumido na saída de produtos industrializados na forma de flocos, granulados, resíduos ou pó, cuja matéria prima utilizada na sua fabricação seja, no mínimo, 75% constituída de materiais plásticos pós-consumo […]”.

O documento solicita que seja excluído o trecho “na forma de flocos, granulados, resíduos ou pó” e substituída a expressão “pós-consumo” por “reciclados”. “Atualmente, são poucas as empresas do setor de reciclagem que conseguem se beneficiar do decreto.

Então, estendemos o benefício para as empresas que produzem produtos finais com material reciclado nas características citadas”, explica Hartmann. Para auxiliar no controle do processo, foi incluído um limitador: somente poderá utilizar o benefício para produtos finais, a empresa que produz a própria matéria-prima internamente num processo de reciclagem e que será utilizada nos seus produtos. Está previsto para que no próximo dia 14 de março a minuta esteja com o secretário da SEFAZ para aprovação e encaminhamento ao governador.

Comunicado FIERGS sobre Manifestações Populares de 13 de março

Encaminhamos abaixo comunicado do presidente da FIERGS, Heitor José Müller sobre as manifestações populares marcadas para o próximo domingo, dia 13 de março:

Prezados Companheiros
A partir do que foi analisado na reunião de Diretorias, e diante dos questionamentos de entidades locais sobre as manifestações populares marcadas para o próximo domingo, dia 13, informo os seguintes pontos de orientação:
1. A decisão de participar das manifestações é individual, tanto do cidadão empresário, quanto das entidades representativas, com base nos princípios da livre iniciativa;
2. Em caso de adesão, é essencial o necessário afastamento de grupos partidários, enfatizando sempre que o nosso partido é o “Partido do Desenvolvimento”, é o “Partido da Geração de Empregos”, do crescimento econômico e do fortalecimento da iniciativa privada;
3. A atitude deve ser de serenidade, evitando qualquer tipo de confronto ou constrangimento.
Como a Central Única dos Trabalhadores do Rio Grande do Sul manteve a sua mobilização de rua, desconsiderando a orientação da CUT Nacional de não realizar eventos desse tipo no dia 13, fiz contato com as Forças de Segurança no Estado. Em princípio, haverá monitoramento preventivo, a partir do uso de modernas tecnologias, a fim de evitar que se cruzem os manifestantes de lados opostos. Também solicitamos atenção para a preservação do patrimônio particular e público, no sentido de evitar vandalismos, e controle sobre a infiltração de desordeiros.
Dito isto, e repetindo que a serenidade deve ser preponderante nesse momento, convoco a todos para que, através da nossa união, possamos continuar trabalhando juntos pela prosperidade do Rio Grande do Sul e do Brasil.

Heitor José Müller, Presidente da FIERGS.

Inscrições abertas para Curso de Gestão de Finanças, Custos e Eliminação das Perdas

O Sinplast, por meio Centro Sinplast de Inovação e Governança (CSIG), firmou uma parceria com a ESPM-Sul para a realização do Curso de Gestão de Finanças, Custos e Eliminação das Perdas. O curso, que será realizado no mês de abril, é indicado para os profissionais (executivos e empresários) que necessitam de conhecimentos financeiros para quantificar e analisar os resultados gerados na sua área de atuação. O investimento por pessoa (até dois representantes de empresas associadas) é de R$ 140,00 – os demais valores serão custeados pelo CSIG/Sinplast. Clique aqui e confira mais detalhes e forma de inscrição. As vagas são limitadas.

1º Gestão em Debate 2016 aborda cenário econômico do país

Gestão em Debate_Crédito Usina de Notícias4

Empresários e representantes de indústrias associadas participaram, nesta quarta-feira (09/03), da primeira edição 2016 do Gestão em Debate, promovido pelo Centro Sinplast de Inovação e Governança (CSIG). Repetindo a edição de sucesso de 2015, o evento trouxe como palestrante o economista e presidente da Fundação de Economia e Estatística do Rio Grande do Sul, Igor Morais.

Ao abrir a palestra, Morais fez um resgate dos acontecimentos dos últimos 12 meses, lembrando o que havia apresentado na edição 2015 do Gestão em Debate e, inclusive, confirmando algumas afirmações da época. Segundo o economista, o cenário foi ruim em 2015 e não há expectativa de reversão dele no curto prazo. “Essa é a maior crise da história, tirando a de 2008, e ainda pior, pois essa crise é só nossa”, disse ele.

O economista apresentou alguns dados como produção industrial, postos de trabalho, nível de ociosidade. Em relação ao setor plástico, destacou o baixo índice de confiança do empresário. “Sem confiança não há futuro”, disse. Morais comentou ainda sobre o Plano Nacional de Emergência, lançado recentemente pelo governo. Segundo ele, as medidas apresentadas não resolverão o problema principal, que é político e traz consequências para a economia. Clique aqui e confira a palestra na íntegra.

Sustenplást apoia ação da CDL POA pelo Dia Internacional da Mulher

Os colaboradores da CDL POA organizaram um Dia Internacional da Mulher bem diferente. Ao invés de realizar um evento fechado, focado no público interno, promoveu no dia 8 de março uma Ação Social para ajudar mulheres em situação de risco, chamada de “Colecionando Sorrisos”. Ao todo, 200 kits com produtos de higiene e beleza, além de outros itens, como preservativos, livros, acessórios e até bijuterias foram distribuídos a mulheres atendidas por duas entidades: a AICAS – Associação Inter-Comunitária de Atendimento Social, e um abrigo que atende a mulheres vítimas de violência. E o Sustenplást fez parte da iniciativa. Para compor a doação, o programa doou seus kits de higiene bucal.

Por que eu uso o SIS?

A HERC, empresa associada ao Sinplast, é mais uma indústria que conta com os benefícios do SIS – Sistema Sinplast de Indicadores Setoriais para a gestão da empresa. O CSIG – Centro Sinplast de Inovação e Governança buscou esse exemplo dentro da proposta da campanha #euusooSIS. Clique aqui e confira o depoimento de Elias Weber, Gerente Corporativo Industrial da HERC.
A adesão ao SIS é gratuita para as empresas do setor e os dados são mantidos em total sigilo. Saiba mais no link http://www.sinplast.org.br/indicadores/. Para aderir, entre em contato pelo e-mail csig@sinplast.org.br.