Blog

BC baixa de 3,5% para 3% previsão de crescimento do PIB neste ano

O Banco Central informou nesta quinta-feira (22), por meio do relatório de inflação do quarto trimestre, que a sua previsão de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) para este ano recuou de 3,5% para 3%.

Essa é a terceira redução da estimativa do BC para o crescimento em 2011 – que estava em 4,5% no fim do ano passado, que depois caiu para 4% e para 3,5%.

“O Comitê avalia que está em curso moderação da expansão da demanda doméstica, em ambiente de perspectivas favoráveis para a evolução da atividade. Essa avaliação encontra suporte em sinais de que, apesar de indicarem arrefecimento, a expansão da oferta de crédito tende a persistir tanto para pessoas físicas quanto para pessoas jurídicas e pelo fato de a confiança dos consumidores se encontrar em níveis elevados”, informou o BC.

Para 2012, o BC divulgou, pela primeira vez, sua estimativa de crescimento, que é de 3,5%. Com isso, a autoridade monetária prevê aceleração do crescimento em meio à crise financeira internacional.

Previsões do Ministério da Fazenda e do mercado
A estimativa do BC para o PIB deste ano segue abaixo da previsão do Ministério da Fazenda, cuja previsão oficial segue em 3,8%. Entretanto, o ministro Guido Mantega disse, recentemente, acreditar que o crescimento deste ano ficaria próximo de 3,2%.

Para 2012, a estimativa oficial do governo é de 5% de crescimento, mas o governo admite que a taxa de expansão deve ficar entre 4% e 5% no ano que vem.

A previsão da autoridade monetária, porém, está mais próxima do que acredita o mercado financeiro, que estima uma expansão de 2,92% para a economia em 2011 e de 3,40% para o próximo ano.

fonta: G1