Blog

BRF e Marfrig fazem acordo para trocar ativos

A Brasil Foods e a Marfrig anunciaram nesta quinta-feira (8) que firmaram acordo para trocar ativos entre si. Com o negócio, a BRF busca cumprir os termos do Termo de Compromisso de Desempenho firmado com o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) para concluir a fusão entre Perdigão e Sadia, que deu origem à companhia.

Pelos termos do acordo, a BRF vai transferir à Marfrig marcas e direitos relacionados a algumas unidades produtivas, bens e direitos de oito centros de distribuição, capacidade produtiva da planta de suínos em Carambeí e os 64,57% da Excelsior Alimentos detidos pela Sadia. Segundo a Brasil Foods, o acordo contempla a venda de todos os ativos exigidos pelo Cade para a conclusão da fusão Sadia-Perdigão.

Em troca, a BRF receberá da Marfrig e da Quickfood (subsidiária da Marfrig na Argentina) ativos da marca Paty – líder no mercado de hambúrguer argentino de acordo com a companhia –, incluindo unidades de processamento de hambúrgueres, presuntos, salsichas, vegetais, e um abatedouro de bovinos, além de depósitos e estrutura de distribuição; as marcas, patentes e todos os demais direitos de propriedade intelectual relacionados às linhas de processados Paty (e suas submarcas), Barny, e Estancia Del Sur, acompanhados de todos os demais direitos de propriedade intelectual a elas relacionados; granjas de suínos e propriedade rural, todas localizadas no estado do Mato Grosso; operações comerciais com a marca Paty no Uruguai e no Chile, além de um pagamento adicional de R$ 200 milhões.

Em nota, a BRF afirma que a transação está “sujeita a ajustes em função do resultado das auditorias legais, contábeis, financeiras e operacionais a serem realizadas”. Além disso, a aprovação, em relação à Marfrig, está condicionada aos termos do seu acordo de acionistas.

A operação está também sujeita à celebração dos contratos definitivos e da aprovação do Cade.

O conjunto de restrições impostas pelo Cade para aprovar a fusão entre Sadia e Perdigão incluia a venda de uma série de ativos da BRF. Pelo termo de compromisso, a Brasil Foods ficou obrigada a alienar cadeias completas de produção, desde abatedouros até fábricas e centros de distribuição. Segundo a BRF, a alienações equivalem a 80% da produção da Perdigão voltada ao mercado brasileiro.

O pacote, agora negociado com a Marfrig, inclui a venda de 10 fábricas de alimentos processados, 2 abatedouros de suínos, 2 abatedouros de aves, 4 fábricas de ração, 12 granjas de matrizes de frangos, 2 incubatórios de aves e 8 centros de distribuição.

A BRF também irá repassar 12 marcas chamadas “de combate” (mais baratas, que costumam concorrer por preço): Rezende, Wilson, Patitas, Tekitos, Texas, Escolha Saudável, Light Elegant, Fiesta, Freski, Confiança, Doriana e Delicata.

A alienação dos ativos em conjunto para um único comprador foi uma obrigatoriedade imposta pelo Cade. O termo de compromisso estabelece ainda que a empresa que assumir os ativos terá que manter todos os empregados nos primeiros seis meses.

fonte: g1