Nesta terça-feira (19-02), em São Leopoldo, 14 indústrias gaúchas do setor de transformação do plástico foram certificadas pelo Programa de Inovação do PICPlast – Plano de Incentivo à Cadeia do Plástico. A iniciativa, que contou com o apoio dos três Sindicatos do setor no Estado – Sinplast, Simplás e Simplavi – teve como objetivo melhorar a competitividade do setor.
“O mais importante deste programa é ele que gerou um ‘despertar’ em relação à inovação, ajudou a acelerar este processo. Com a metodologia que aprendemos aqui todos podem dar sequência e seguir com uma gestão inovadora em suas empresas”, diz o participante Paulo Maia. Já para Eduardo Kakuishi, a iniciativa foi um divisor de águas, proporcionou conexões e mostrou que o desconforto tem que partir de cada um. “Quem quer ser inovador não pode ser passivo”, conclui ele.
Desde julho de 2018, as empresas participantes – o que somou cerca de 100 pessoas – passaram por um treinamento teórico e prático para implantação de sistema interno de gestão da inovação. Temas como avaliação de riscos, propriedade intelectual, visão estratégica, entre outros, foram discutidos em dez módulos da capacitação. “Foi uma iniciativa inovadora no Rio Grande do Sul e importante para o desenvolvimento da nossa indústria”, comenta o presidente do Sinplast, Gerson Haas, que participou do encerramento do evento parabenizando as empresas participantes e compartilhando as atividades e projetos que vêm sendo desenvolvidos pelo Sinplast.
Segundo Simone Carvalho Levorato, assessora técnica da Abiplast e membro do GT do PICPlast, o engajamento das empresas gaúchas foi o diferencial do programa até agora. “Com certeza, os participantes terão resultados em suas empresas”, comenta. Já Renata Macedo Verne, da Braskem e também membro do GT do PICPlast, o envolvimento dos Sindicatos foi essencial para o sucesso do programa no RS. “São Sindicatos atuantes e foram fundamentais para viabilizar o programa no Estado”, ressalta.
O evento de encerramento e certificação aconteceu no Instituto Senai de Inovação em Engenharia de Polímeros, em São Leopoldo, apoiador do programa. O PICPlast é uma iniciativa da ABIPLAST – Associação Brasileira da Indústria do Plástico e Braskem. Mais informações pelo site www.picplast.com.br.
Akeo – Beplast – Mega – Zandei
Plastimarau – Sulforte – Soprasinos
Sulprint – Xalingo – D’Zainer – Herc
Marcopolo – Bigfer – Soprano