Debate plural, novas tecnologias, cases internacionais e público qualificado marcam a edição 2016 do ENERGIPLAST
Foi realizada, nesta terça-feira (27), na FIERGS, a 7ª edição do ENERGIPLAST – Fórum Brasileiro de Reciclagem Energética de Resíduos Sólidos com Ênfase em Plásticos. O encontro, promovido pelo Comitê Sinplast de Reciclagem, foi marcado pela presença de debates entre os diferentes atores do setor, apresentação de novas tecnologias e dos cenários nacional internacional e pela presença do público qualificado. “Destaco o tema da judicialização e acordo setorial, trazido pelo Ministério Público, presença do legislativo federal, a aproximação da Abiquim na busca de um caminho para desoneração da cadeia, além de saber que existem projetos reais no Brasil e o fato de termos contato com tecnologias que poderão ser soluções”, avaliou o coordenador do ENERGIPLAST, Luiz Henrique Hartmann. O presidente do Sinplast, Edilson Deitos, afirmou que a cada edição se vê a evolução do evento. “Temos cases reais de processo de reciclagem, da economia circular”, constatou. Para Deitos, o volume de petróleo extraído para a indústria plástica é muito menor que os benefícios do material em diversas áreas, como saúde, alimentação, transporte, empregos. “Para que o setor possa operar com maior capacidade, precisamos deste esforço concentrado para desoneração.”
Alceu Lorenzon frisou que é preciso incentivar não apenas a reciclagem, mas também o consumo de reciclados entre a população. E lembrou das ações contrárias ao produto. “Hoje tem 41 projetos de lei contra o plástico. Quantos será que tem a favor da reciclagem? O vilão não é o plástico, é o descarte incorreto.” O Gerente de Relações Institucionais da Braskem, João Ruy Freire, avaliou que o evento foi de mais alto nível, trazendo tecnologias e experiências. “Chama a atenção que é uma questão complexa, pois existem tecnologias prontas, mas é preciso envolver todos os atores. Sobre a judicialização e o acordo setorial, temos visto coisas que envergonham, empresas que às vezes fazem uma maquiagem e não entram no jogo de verdade. Sobre os resíduos, está faltando. Teve crise, teve roubo de material, mas o cidadão também não está fazendo seu papel.” Já o diretor da ABES – Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental, Mario Saffer, destacou a presença de mais novidades em tecnologia que na edição anterior do fórum e as conversas sobre inclusão social e questão tributária.
A cobertura completa de todas as palestras pode ser conferida no blog do evento: energiplast.wordpress.com. Os participantes receberão, em breve, por e-mail um formulário eletrônico para avaliação do evento e o certificado. Foto: João Alves.
Participe: Congresso Brasileiro do Plástico será no dia 6 de outubro, em Porto Alegre
Uma das matérias-primas mais estudadas no mundo, o plástico, gera eficiência energética, economia, alta performance e sustentabilidade em diversos tipos de aplicação. Entre as inúmeras utilizações do material, o Congresso Brasileiro do Plástico traz a Porto Alegre, em sua 2ª edição, especialistas nacionais e internacionais para debater e apresentar cases sobre a contribuição do plástico no desenvolvimento ambiental, social e econômico.
Para Alfredo Schmitt, presidente do Congresso Brasileiro do Plástico, a programação proporciona aos participantes a oportunidade de ter acesso a informações e conhecimento dos mais variados segmentos, mas todos destacando a importância do plástico. “Contaremos mais uma vez com um excelente grupo de palestrantes. São profissionais de alto nível, que apresentarão cases de diversas áreas nas quais o plástico é essencial para o exercício das suas atividades”, explica o executivo, ressaltando a importância da participação dos empresários do setor para o enriquecimento de debate sobre o futuro dessa indústria.
Promovido pelos três Sindicatos gaúchos da indústria do plástico – Sinplast, Simplás e Simplavi, o evento será realizado no dia 6 de outubro, no Teatro da PUCRS, em Porto Alegre. As inscrições estão abertas e devem ser feitas pelo site www.congressodoplastico.com.br.
CSIG e ESPM-Sul promovem curso Técnicas de Vendas e de Negociação
Estão abertas as inscrições para o curso Técnicas de Vendas e de Negociação, promovido pelo Centro Sinplast de Inovação e Governança (CSIG) e ESPM-Sul. Voltado às empresas associadas, o curso visa desenvolver conhecimentos, habilidades e atitudes em vendas, por meio da gestão do cliente e do desenvolvimento de estratégias efetivas de vendas em mercados competitivos, abordando as diferentes técnicas.
Temas como marketing, inteligência competitiva, planejamento de vendas, execução de vendas, técnicas de persuasão e negociação, pós-vendas e relacionamento com o cliente estarão em pauta. Com 16 horas/aula, o curso acontece nos dias 7, 8, 21 e 22 de outubro, nas dependências da ESPM-Sul, em Porto Alegre. O investimento é de R$ 200,00 por participante de empresa associada ao Sinplast. As vagas são limitadas e as inscrições devem ser feitas até o dia 4 de outubro pelo e-mail franciele@sinplast.org.br. Clique aqui para mais informações.
Gestão em Debate sobre liderança é realizado com sucesso
Representantes de empresas associadas ao Sinplast participaram, na última semana, na FIERGS, de mais uma edição do tradicional Gestão em Debate, promovido pelo Centro Sinplast de Inovação e Governança (CSIG). O tema, segundo destacou o coordenador do CSIG, Roberto Roedel, é inédito no âmbito da entidade. A palestra “Ser líder: a atitude é o que faz a diferença no processo de mudança” foi conduzida por Dulce Ribeiro, coach, professora e consultora do EcoSocial. Dulce abriu sua fala destacando os significados de confiança e reputação e na sequencia questionou os participantes sobre o que é ser líder. Vulnerabilidade, lidar com as diferenças, processo de mudança sustentável também estiveram em pauta. A palestra foi gravada e o conteúdo será disponibilizado na íntegra no canal YouTube do Sindicato. O evento foi avaliado positivamente pelo público presente. A troca de experiências e a abordagem do tema foram indicados como pontos altos do encontro.
Inscrições para palestra gratuita sobre alteração reológica de poliolefinas
Nesta quinta-feira (29), a Retilox Química Especial promove palestra gratuita no Instituto Senai de Inovação, em São Leopoldo. Com o tema “Alteração Reológica de Poliolefinas com Ganho de Propriedades Físicas sem Perda de Reciclabilidade”, a apresentação detalhará as vantagens técnicas e econômicas do uso de sistemas de iniciadores da Retilox que promovem, simultaneamente, a elevação das propriedades mecânicas/térmicas e da processabilidade das resinas termoplásticas (PE, PP e PVC) virgens e recicladas, sem perda da reciclabilidade. As inscrições devem ser feitas pelo site www.retiloxpalestra.vpeventos.com. As vagas são limitadas.
Faculdade SENAI de Tecnologia inscreve para cursos de pós-graduação
Estão abertas até o dia 5 de outubro as inscrições para cursos de pós-graduação na Faculdade SENAI de Tecnologia. Há opções de cursos nas áreas de Eficiência Energética, Engenharia de Automação e Controle Industrial, entre outros. Clique aqui para mais detalhes.