Blog

Fitch rebaixa notas de risco de Itália e Espanha

A agência de classificação de risco Fitch anunciou nesta sexta-feira (7) que reduziu as notas das dívidas da Itália e da Espanha. O rating da dívida de longo prazo da Itália foi rebaixado em um nível, de “AA-” para “A+”. Já a nota da Espanha foi reduzida de “AA+” para “AA-“, uma baixa de dois “degraus” na classificação de risco. A perspectiva de ambas é negativa, o que significa que as notas podem sofrer novo rebaixamento.

O corte na nota da Itália, segundo a Fitch, reflete a intensificação da crise na zona do euro, que “constitui um choque financeiro e econômico significante, que enfraqueceu o perfil da dívida soberana da Itália”.

Em relação à Espanha, a Fitch aponta que o rebaixamento também vem relacionado à piora da crise europeia e aos crescentes riscos surgidos do fraco desempenho fiscal de algumas regiões do país, bem como à redução das perspectivas de crescimento da economia espanhola no médio prazo.

“Uma solução crível e ampla para a crise é politica e tecnicamente complexa, e levará tempo para que seja implementada e ganhe a confiança dos investidores. Nesse intervalo, a crise impactou adversamente a estabilidade financeira e as perspectivas de crescimento da região”, diz a agência em nota.

Nesta semana, a Moody’s já reduzira a nota da Itália. E em setembro, a Standard&Poor’s também já havia reduzido a nota de crédito da Itália, de “A+” para “A”.

fonte: G1