Blog

Governo alemão nega hipótese de plano B para crise

A Alemanha não está considerando nenhuma espécie de plano B para ajudar as instituições financeiras do país caso a Grécia não consiga cumprir os termos de seu pacote de resgate, o que resultaria em default (calote), afirmou nesta sexta-feira (9) Johannes Blankenheim, porta-voz do Ministério das Finanças. “A questão de um plano B não está sendo discutida no momento. Nós estamos trabalhando com base nas decisões de 21 de julho e estamos confiantes em que podemos passar essas decisões e o plano A pelo Parlamento e, portanto, ter sucesso”, declarou o porta-voz.

Autoridades da zona do euro chegaram a um acordo em julho sobre os termos de um segundo pacote de resgate financeiro à Grécia, assim como ampliaram em tamanho e flexibilidade a Linha de Estabilidade Financeira Europeia (EFSF, na sigla em inglês). O Parlamento alemão está se preparando para votar as decisões no fim de setembro.

Os comentários de Blankenheim vêm à tona depois de a agência de notícias Bloomberg ter informado, com base em fontes não identificadas no governo, que a Alemanha estaria preparando um plano alternativo para proteger os bancos alemães na eventualidade de um calote da dívida grega. As informações são da Dow Jones.

fonte: Jornal do Comércio