A tarde iniciou com o pitch da Capital Recicláveis e Re-conecta, apresentados por Rafael de Paula.
Seguindo com os painéis, o tema central é “Circularidade do Plástico com apresentação de cases de Economia Circular”, com o painel “Geração de Energia”, mediado por Frederico Hartmann e Lindner Recyclingtech (Áustria).
A convidada Larissa Velho, da Votorantim Cimentos, falou sobre descarbonização no desenvolvimento industrial e os combustíveis alternativos. “Precisamos trabalhar mais os combustíveis alternativos, como a biomassa e combustíveis derivados de resíduos (CDR), frente aos combustíveis tradicionais”, pontuou. Sobre as taxas de substituições, Larissa afirmou que: “Quanto maior a substituição, maior tem que ser a qualidade e estabilidade dos resíduos substituídos.”
O processo de blendagem dos combustíveis derivados de resíduos e o processamento de resíduos não-trituráveis de resíduos líquidos e pastosos da Fundação Proamb, foi apresentado pelo Coordenador de Novo Negócios da Fundação Proamb, Diego Tarragó.
O mercado de gestão e manejo dos resíduos sólidos urbanos, abordado por Alaim Silva de Paula, De Paula Assessoria, também esteve presente durante o seminário. “À população já começou a se interessar pela temática e isso irá trazer consequências”, analisou.
Crédito: Otávio Fortes