O presidente do Sinplast-RS, Alfredo Schmitt, encaminhou uma carta nesta terça-feira, 19 de novembro de 2024, ao vice-presidente de Olefinas e Poliolefinas da Braskem na América do Sul Edison Terra, abordando a abertura de investigação para aplicação de taxas antidumping sobre polietilenos provenientes dos Estados Unidos e Canadá.
Na carta, Schmitt relatou que a notícia foi recebida com incredulidade pelas indústrias associadas ao Sindicato, que demonstraram perplexidade frente à possibilidade de aumento nas alíquotas. A possibilidade é que a nova tarifa se situe entre 20 e 26%.
Segundo o presidente do Sinplast-RS, a decisão tem causado preocupação em empresas que operam no regime de drawback, que questionam como explicarão o aumento repentino de custos aos seus clientes no exterior caso a medida seja aprovada. Além disso, Schmitt solicitou uma reavaliação da demanda junto à Câmara de Comércio Exterior (Camex), ressaltando o interesse dos associados em compreender a justificativa para a investigação e os impactos econômicos decorrentes.
Sobre a investigação antidumping
A Secretaria de Comércio Exterior (SECEX) do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) anunciou o início da investigação antidumping referente às importações de resinas de polietileno originárias dos Estados Unidos e Canadá. A Circular SECEX 63/2024 foi publicada oficialmente, dando início ao processo.
A solicitação para a investigação foi feita pela empresa Braskem S/A, que questiona as práticas de comércio de polímeros de etileno em formas primárias, com ou sem aditivos ou pigmentos. As resinas de polietileno estão classificadas nos códigos tarifários 3901.10.30, 3901.20.29 e 3901.40.00 da Nomenclatura Comum do Mercosul – NCM, conforme o Sistema Harmonizado.
Esse tipo de resina é amplamente utilizado na indústria de transformados plásticos, o que tem levado a ABIPLAST a acompanhar de perto os desdobramentos dessa investigação. A associação permanece à disposição de seus associados para esclarecimentos adicionais e contribuições sobre o tema, por meio do e-mail comex@abiplast.org.br.
Acesse aqui o documento.