Blog

Regional Vale dos Sinos recebe presidente do Sinplast

No dia 9 de abril, o Sinplast realizou em Novo Hamburgo a primeira reunião-almoço de 2014 da regional Vale dos Sinos. O evento teve como convidado o presidente do Sinplast, Edilson Deitos que realizou questionamentos aos participantes, abordando o Hoje e o Amanhã do Plástico: como estão as vendas e a relação com o mercado, em comparação ao ano passado; como estão as matérias primas, também em relação ao ano passado; comparando com 2013, como está a inadimplência.

De acordo com as respostas dos empresários presentes, o presidente pode entender a situação das empresas. Dando sequência às perguntas, foi questionado quantas empresas, presentes, possuiam mais de 25 anos; quais tinham ISO ou certificação; quais empresas possuiam sucessores trabalhando ou estudante em áreas ligadas ao plástico?

Deitos questionou também quantas empresas participam dos indicadores do Sinplast, conhecido como SIS, e da FIERGS e quantas contavam com um sistema de gestão ERP; quantas já fizeram importação de matéria-prima e quem, atualmente, está importando este material. A exportação também foi questionada e o presidente destacou o plano de incentivo à cadeia (PIC). A reunião correu como uma conversa, que foi tomando rumo de acordo com a participação dos presentes.

O presidente perguntou também quais os setores de atuação no Vale dos Sinos; quantos trabalham com inovação, registro de marcas, de design ou de produtos e quem está acompanhando o Plano Nacional de Resíduos Sólidos. Sobre este assunto, Deitos destacou a importância das empresas aderirem ao PL e buscarem uma destinação correta. “Sobre esta questão de consumo, o objetivo inicial do Sinplast é de reciclar 20% da produção”, destacou o presidente.

Foi abordada também a NR12, quando Deitos ressaltou a importância dos empresários acompanharem as leis na sua nascente. O presidente destacou também que o Sindicato está acompanhando de perto esta questão e reafirmou a necessidade das empresas se organizarem quanto à CIPA.

Seguindo nos questionamentos, Deitos quis saber quem dos presentes aproveitou os juros reduzidos para reestruturação do parque de máquinas; quem utilizou os incentivos do Sindicato para a participação em feiras internacionais. Sobre este assunto, o presidente destacou a importância dos empresários conhecerem novas tecnologias e incrementarem o setor e questionou também quais empresas comparam seus balanços e indicadores e quantas trabalham com metas. A questão da revisão tarifária da energia elétrica também foi abordada e o presidente destacou a necessidade de substituir as lâmpadas fluorescentes por lâmpadas de LED; foi questionado também se as indústrias estão preparadas para um possível racionamento.

Sobre o amanhã do plástico, Deitos falou sobre a indústria de transformação americana, que vai abastecer o mercado dos Estados Unidos, atualmente atendido pela China. “Desta forma, a China se voltará para outros mercados”, alertou. Ao fim do evento, que contou com 50 participantes de 29 empresas, o presidente respondeu perguntas dos empresários.

Clique aqui e confira a galeria de fotos do evento.