O diretor executivo do Sinplasc, Elias Caetano, agradeceu a oportunidade de destacar a importância da obra “O Paradoxo dos Plásticos”, na Assembleia Legislativa de Santa Catarina. Em seu discurso, Caetano enfatizou a relevância do material para a discussão sobre sustentabilidade e reciclagem. “O livro vem esclarecer com dados científicos corroborando com a decisão que foi tomada aqui por esse Parlamento, a decisão que a gente desde já agradece e parabeniza”, afirmou, reconhecendo a decisão favorável da Assembleia em apoiar o material plástico, derrubando projetos de leis que desfavoreciam o setor.
Caetano também lembrou que substitutos ao plástico, muitas vezes, podem ser mais prejudiciais ao meio ambiente, mencionando o consumo excessivo de água, energia e a maior emissão de gases de efeito estufa. “Os materiais plásticos são produtos sustentáveis, recicláveis”, destacou. O diretor também ressaltou que o livro compila mais de 400 pesquisas científicas, oferecendo argumentos sólidos para a defesa do setor plástico.
O presidente do Sinplast-RS, Alfredo Schmitt, elogiou o trabalho do Sinplasc, reforçando a importância do livro como ferramenta de defesa do setor. “Quem lê a Bíblia de sobrevivência do setor, ‘O Paradoxo dos Plásticos’, defende com propriedades e argumentos científicos o setor de transformação plástica”, afirma.
Schmitt ainda incentiva outras entidades do setor plástico a adotar uma postura proativa, solicitando audiências nas Assembleias Legislativas estaduais e nas Câmaras de Vereadores para distribuir o livro e esclarecer os legisladores. “Cada sindicato de seu estado deveria se antecipar e pedir uma audiência para fazer uma apresentação e distribuição de livros”, sugere.
Por fim, Schmitt anunciou que o Sinplast-RS, em parceria com o Instituto Sustenplast, já está trabalhando na viabilização da impressão do segundo livro do cientista Chris DeArmitt, previsto para ser lançado em breve.
Assista ao vídeo completo da fala de Elias Caetano na Assembleia Legislativa de Santa Catarina: https://www.youtube.com/watch?v=GIywWS00Ngk.