O presidente da Fiergs, industrial Heitor José Müller (foto), enviou a seguinte mensagem:
“Recentemente a mídia nacional divulgou a intenção do Governo Federal na retenção ou corte dos recursos do denominado “Sistema S”, do qual participamos através do Serviço Social da Indústria – Sesi e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – Senai do Rio Grande do Sul.
A Federação e o Centro das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul – Fiergs e o Ciergs são totalmente contrários à referida mudança. Acreditamos que a sociedade conhece e usufrui das importantes ações e realizações das referidas entidades no campo educacional, de capacitação e profissionalização dos cidadãos, e de saúde e segurança do trabalho.
Reduzir o orçamento será confiscar o futuro dos industriários e das indústrias, ou seja, é um absurdo restringir a atuação do Sesi e do Senai. Encaminhamos alguns números que comprovam a importância das atividades desenvolvidas pelas instituições em favor do desenvolvimento da indústria e dos industriários de nosso Estado.
Contamos com o seu engajamento nessa mobilização, passando a divulgar em seus grupos e redes sociais a posição favorável à preservação do Sesi e do Senai, deixando claro que os Serviços Sociais Autônomos são mantidos pelas empresas privadas, no nosso caso pelas indústrias estabelecidas no Rio Grande do Sul. Não podemos permitir que o Governo mexa no que está funcionando bem.
Eis números do Sesi e do Senai no Rio Grande do Sul, que comprovam a importância do trabalho desenvolvido por essas organizações nos últimos 5 anos:
Senai
• Mais de 827 mil matrículas em Educação Profissional
• Mais de 867 mil horas técnicas em serviços tecnológicos, resultando em mais de 62 mil atendimentos para quase 11 mil empresas.
Sesi
• Mais de 400 mil matrículas em Educação Básica e Continuada
• Média de 7 mil indústrias atendidas por ano
• Mais de 200 mil trabalhadores atendidos em saúde a cada ano
Assinem a petição nacional contra o confisco sobre o Sistema ‘S’: http://bit.ly/JuntosComSesiSenai.”
Foto: João Alves-Energiplast 2015