Blog

2º Congresso Brasileiro do Plástico

Profissionais de diversos segmentos se reuniram, nos dias 5 e 6 de outubro, em Porto Alegre, para trocar conhecimentos e apresentar projetos que tinham algo em comum: o plástico. O material foi o tema central das apresentações de especialistas de diversas áreas, como construção civil, medicina, tecnologia, comércio exterior, entre outros. O 2º Congresso Brasileiro do Plástico (CBP) reuniu ainda, representantes de entidades do setor e do poder público, empresários e estudantes, todos com o intuito de debater as qualidades e a importância do plástico para o bem estar social, econômico e ambiental.

A abertura da 2ª edição do Congresso Brasileiro do Plástico aconteceu na noite de quarta-feira (5), na Casa Vetro, importante espaço de eventos da capital gaúcha. A cerimônia reuniu em um jantar autoridades, empresários e profissionais de diversos setores, que foram surpreendidos com um desfile inusitado logo no início da festa. Em uma passarela montada no meio do salão, modelos desfilaram peças que continham plástico em sua composição e que foram criadas por estudantes de moda da Feevale. Um drone, comandado pelo palestrante do Congresso Charles Stempniak, acompanhou toda a ação fazendo imagens aéreas da apresentação.

Alfredo Schmitt, presidente do 2º Congresso Brasileiro do Plástico, fez o primeiro discurso da noite e falou de como a cadeia produtiva do plástico é importante para o bem-estar das pessoas. “Trabalhamos para facilitar o dia a dia, evitando desperdícios, melhorando a qualidade de vida, e esse Congresso tem o objetivo de aproximar o setor plástico e a sociedade, mostrando como participamos em todas as atividades diárias dessas pessoas”, disse o executivo. José Ricardo Roriz Coelho, presidente da Associação Brasileira da Indústria Plástica (ABIPLAST) e do Sindiplast, Edilson Luiz Deitos, presidente Sinplast, e Marcos Troyjo, doutor em Sociologia das Relações Internacionais da USP/SP, também discursaram na abertura do evento.

A cerimônia de abertura contou ainda com a presença do secretário estadual de Agricultura, Ernani Polo, que representou o governador José Ivo Sartori. Polo falou sobre a relevância do setor plástico e disse que o governo tem tanto interesse quanto os empresários de impulsionar essa cadeia produtiva. O secretário também discorreu sobre o setor de agronegócios. “A agricultura tem uma importância social e econômica muito forte para o Rio Grande do Sul, por isso estamos investindo cada vez mais para sermos competitivos, e o plástico nos dá essa possibilidade”, disse.

No dia 6, uma agenda intensa de palestras no Teatro da PUCRS agradou o público presente. Centenas de pessoas participaram dos debates e conheceram inovações que envolvem o plástico. Especialistas de diversos segmentos palestraram sobre o importância do material para a evolução de suas áreas.