Blog

3ª Geração #608 – Obrigações empresariais

e-SOCIAL e outras
obrigações empresariais

Comentário do Secretário Executivo do Sindicato

Noticia-se, até por vídeos, de um lado que será “passada a faca” em várias obrigações; de outro lado, que serão suprimidas outras tantas. Observem as empresas que tudo isso, por ora, está contido apenas em declarações, mas não em atos formais. Então, todas essas obrigações continuam em pleno vigor. Espera-se que realmente seja “passada a faca” em inúmeras aberrações instituídas, mas devagar com o andor: entre declarar e decretar sabe-se que muitas vezes isso demora ou acaba ficando bem diferente de como foi declarado. Simplesmente porque os tecnocratas impedem supressões e exclusões. Do que viveriam os tecnocratas mentores desses instrumentos todos, há décadas encastelados em múltiplos ministérios? Sejamos otimistas, mas não descumpramos o que ainda está vigente.

Sinplast no curso ILGO 2019,
na Costa Rica

O presidente Gerson Haas, o 1º vice-presidente Luiz Felipe Willig e o 2º vice-presidente Edilson Luiz Deitos estão participando, de 10 a 15 de junho, em Alajuela, na Costa Rica, do Curso ILGO 2019, promovido pelo Instituto Latinoamericano para a Gerência de Organizações. Essas três participações são totalmente custeadas pela OIT – Organização Internacional do Trabalho (passagens, hospedagens, inscrições e demais despesas). Elas correspondem à distinção outorgada ao Sinplast por ter obtido o 1º lugar no Prêmio Nacional de Boas Práticas Sindicais, promovido em 2018 pela CNI – Confederação Nacional da Indústria com o case “Criação do Instituto Sustenplást”. Gerência de Organizações, no caso, refere-se a entidades sindicais e similares. Compartilham a organização do evento a ACT/EMP – Bureau de Atividades Empresariais e a IOE – Instituição de Organizações Empresariais.

 

Importante: Apoio à visita a feiras

Por contingenciamento orçamentário, fica suspenso o programa do Sinplast de apoio à visita a feiras em 2019.

 

FIERGS promove evento sobre a nova regulamentação de dados

A FIERGS, por meio dos Conselhos de Relações do Trabalho (Contrab) e de Comércio Exterior (Concex), realiza o evento ”A nova regulamentação de dados e os impactos para a indústria”. Com a aprovação da Lei Geral de Proteção de Dados (Lei nº 13.709/2018), novas regras deverão ser seguidas por empresas e organizações, com o objetivo de garantir a segurança no tratamento de dados pessoais. O evento acontece no dia 2 de julho, das 14h às 17h, no Centro de Eventos FIERGS – D1 100. Clique aqui para mais informações e inscrições.

Inscrições abertas para capacitação
sobre formação de preço de exportação

Nesta sexta-feira (14/06), acontece na FIERGS a capacitação sobre a Formação do Preço de Exportação e Análise da Competitividade em Mercados Internacionais. Na ocasião, serão apresentadas metodologias de formação do preço de exportação; pesquisa dos tributos incidentes em mercados externos; e formação do preço internado (landed cost) em diferentes países de destino; entre outros. O evento é promovido pelo Centro Internacional de Negócios do RS (CIN) e as inscrições podem ser feitas neste link.