Blog

3ª Geração #629 – Projeções para 2020!

Saiba como será o mercado
de matérias-primas para 2020

Empresas associadas ao Sinplast recebem, semanalmente, acesso exclusivo ao Boletim Matérias-Primas, com dados e análises atuais do consultor do Sindicato para Assuntos Relativos ao tema, André Castro. As informações apresentam panoramas completos do setor em relação à Ásia, Houston e à América Latina. Estamos no final do ano, época de analisar resultados e projetar os próximos 12 meses. Por isso, o 3ª Geração conversou com Castro para  buscar indicativos sobre o comportamento do mercado para o ano de 2020, como forma de auxiliar as empresas. 

Em uma análise de projeções de preços para o próximo ano, Castro destaca a variação dos Polietilenos sob impacto do mercado de embalagens rígidas e flexíveis, além da infraestrutura, agroindústria e aplicações domésticas. “O custo estará afetado pelos valores de Eteno, principalmente. Já o mercado sinalizador, onde haverá maior produção deste material, será os Estados Unidos”, salienta. O país também é destacado, por ele, ao citar a Guerra Comercial envolvendo a China, fator incerto que pode gerar alteração geral nos índices.

Sobre PET e ABS, Castro projeta leve queda após o segundo semestre de 2020, considerando as normas da Organização Marítima Internacional (IMO) relativas ao ano. “São resinas que devem operar no curto prazo com estabilidade”, explica. Outros materiais também irão apresentar solidez, segundo ele, como os Poliestirenos e Polipropilenos em relação ao Brasil. No caso do PVC, o mercado sinalizador de maior destaque, de acordo com o consultor, é a Ásia. “Essa resina irá variar sob impacto do mercado consumidor da construção civil, aplicações domésticas e indústria em geral. Seu custo será afetado pelos valores de Eteno, Cloro e Acetileno”, comenta.  

Como considerações gerais sobre o setor, Castro evidencia a redução, a partir de janeiro de 2020, no teor do Enxofre misturado aos combustíveis utilizados nos navios, pela IMO. “Essa alteração provocará aumento de fretes, maior consumo de Diesel e derivados no Transporte e redução na oferta de Gasolina, Nafta, Benzeno e outros”, esclarece. Todos os dados podem ser redefinidos, segundo ele, principalmente preços e tendências futuras, considerando o âmbito político e macroeconômico dos cenários locais.

Ficou interessado em receber semanalmente análises como essa e aproveitar dados essenciais para melhorar o desempenho do seu negócio? Esse é mais um benefício do Sinplast às indústrias associadas! Participe, informe-se!

Alterações na Legislação
Estadual do ICMS

SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA

Eis um caso específico em termos de Substituição Tributária para a NBM/SH-NCM 3925.90, relativamente a artefatos para apetrechamento de construções, de plásticos, não especificados nem compreendidos em outras posições, incluindo persianas, sancas, molduras, apliques e rosetas, caixilhos de polietileno e outros plásticos, exceto os descritos no CEST 10.016.00. 
Para acessar o documento na íntegra, clique aqui.

Proibição de sacolas plásticas é
tema de audiência da CCJ 

Nesta terça-feira, 5 de novembro, o presidente do Sinplast, Gerson Haas, e o presidente do Instituto Sustenplast, Alfredo Schmitt, participaram de audiência da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) na Câmara Municipal de Porto Alegre. A ocasião foi marcada pela temática da proibição de sacolas plásticas no mercado, com seis componentes da mesa sendo favoráveis às embalagens. De acordo com os participantes, a solução não seria proibir e sim elaborar um amplo programa de educação ambiental.

Sinplast apoia lançamento de nova premiação setorial

O 1º Prêmio Plástico Sul de Inovação e Sustentabilidade, apoiado pelo Sinplast, será apresentado no evento que fecha o calendário oficial do Sindicato das Indústrias de Material Plástico do Nordeste Gaúcho (Simplás) em 2019. A ocasião foi escolhida para a apresentação de um novo reconhecimento setorial, com alcance para todo o Sul do Brasil e ocorrerá na última Reunião-Jantar da temporada, dia 11 de novembro (segunda-feira), a partir das 19h30, no Restaurante Sica, da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (RS).

A iniciativa é da Conceitual Brasil, responsável por algumas das mais tradicionais e respeitadas publicações do setor no país: as revistas Plástico Sul e Plástico Nordeste. Segundo os organizadores, trata-se de um reconhecimento sem similar no mercado, justamente por ser direcionado à valorização do transformador, a partir de exemplos reais. “Em 2020 completaremos 20 anos de Plástico Sul e consideramos este o momento ideal para iniciar a premiação. Assim, convidamos uma consultoria de peso no mercado, a Maxiquim, e pedimos o apoio de entidades de alta representatividade na região. O intuito é engajar todo o mercado do Sul do país nesta ação. O evento de entrega dos troféus será durante a Interplast 2020 que também completará 20 anos na ocasião, em Joinville (SC)”, revela a editora Melina Gonçalves.
Com informações do site do Simplás

Economia Circular e
Sociaplast na IFSul

O  Coordenador do Comitê Sinplast de Reciclagem, Luiz Henrique Hartmann, palestrou, nesta quarta-feira, 6 de novembro, no Inovtec do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul). A fala ocorreu para alunos do campus Sapucaia do Sul e terá como tema a Economia Circular do Plástico. No mesmo campus da Universidade, a plataforma Sociaplast foi lançada no dia 7, quinta-feira, com programação especial para os estudantes.

2º Seminário de Segurança e
Saúde no Trabalho 

Com o objetivo de melhorar as condições dos ambientes de trabalho e contribuir para o desenvolvimento da cultura da Prevenção de Acidentes e Doenças decorrentes, o 2º Seminário de Segurança e Saúde no Trabalho ocorre no dia 19 de novembro, terça-feira. Propiciando, também, a atualização profissional sobre a temática, o evento será realizado no Salão de Convenções do Centro de Eventos da FIERGS. Mais informações sobre a programação e detalhes sobre as incrições podem ser obtidos clicando aqui.

Novembro Azul: faça parte da campanha! 

Com foco na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata, o mês de novembro é, desde 2003, período símbolo dos cuidados com a saúde masculina. De acordo com o Ministério da Saúde, 20% dos casos desse tipo de câncer são descobertos tardiamente. Com base nos dados e na importância em se falar sobre o assunto, o Sinplast apoia e se solidariza com o movimento, além de convidar as empresas a participarem da campanha com a divulgação interna do card deste ano.

Clique aqui para acessá-lo e fazer parte da conscientização!  

Ranking de Competitividade dos Estados 2019: Região Sul é destaque no pilar Sustentabilidade Social

Os três estados do Sul se mantiveram entre os dez mais bem avaliados pelo Ranking de Competitividade dos Estados de 2019. Desenvolvido pelo CLP – Liderança Pública, o Ranking é uma ferramenta de avaliação da gestão pública no Brasil e tem como objetivo prover diagnósticos de áreas essenciais. Para isso, analisa 69 indicadores distribuídos por dez áreas-chave: Sustentabilidade Ambiental, Capital Humano, Educação, Eficiência da Máquina Pública, Infraestrutura, Inovação, Potencial de Mercado, Solidez Fiscal, Segurança Pública e Sustentabilidade Social.

Em 2019, o Rio Grande do Sul foi destaque com bom desempenho no pilar Sustentabilidade Social, ficando em terceiro lugar. Este item engloba 13 indicadores, ligados ao desenvolvimento social do estado, como Proporção de Famílias Abaixo da Linha da Pobreza, IDH, Mortalidade Materna, Acesso à Água e Esgoto Tratado, entre outros. É um dos três pilares com maior peso no cômputo geral do ranking (12,2%), juntamente com os de Infraestrutura e Segurança Pública. Outros destaques ocorreram na Eficiência da Máquina Pública e na Inovação, no qual o estado ocupa a segunda posição. Clique aqui e acesse mais detalhes sobre Ranking.

Com informações do site Diário dos Campos.