Logística Reversa de Embalagens
Sinplast participa de Workshop abordando ações e estratégias
Nesta terça-feira, 10 de dezembro, os Conselhos de Meio Ambiente (CODEMA) e da Agroindústria (CONAGRO) da FIERGS, em parceria com a Associação de Logística Reversa (ASLORE) promoveram o Workshop do Setor Industrial sobre Logística Reversa de Embalagens: Estratégias e Ações. O Coordenador do Comitê Sinplast de Reciclagem, Luiz Henrique Hartmann, participou do evento coordenando o Grupo de Trabalho 3: Incentivos e Fim da Bi-tributação dos reciclados.
“O resultado do trabalho do grupo foi que analisamos o fato de termos benefícios tributários estaduais incompletos, além de zero federais”, explicou Hartmann. De acordo com ele, é preciso buscar incentivos que contemplem:
Estaduais:– Crédito presumido de ICMS nos percentuais atuais. Além de uso restrito à sucata pós-consumo, estender ao material oriundo do pós-indústria.
– Extensão de benefícios para a fabricação de produtos finais fabricados com um percentual idêntico ao do benefício atual.
Federais:
– Apoiar o PL 3592/19 do Senador Luis Carlos Heinze, porém intervindo de forma a esclarecer pontos identificados como obscuros para a interpretação de aplicação de Lei na prática.
Além dos benefícios fiscais, o GT também analisou a necessidade de um projeto para discutir com os principais órgãos de fomento a busca de linhas de financiamento com subsídios ligados à sustentabilidade (BNDS/BRDE/Badesul).
Entenda como funciona a
Carteira de Trabalho Digital
Prazo para implementação no RS será no dia 13 de dezembro
A Carteira de Trabalho e Previdência Social é um documento obrigatório para toda a pessoa que preste ou venha a prestar algum tipo de serviço. No entanto, o Ministério da Economia lançou, recentemente, a Carteira de Trabalho Digital. A nova funcionalidade pode ser instalada em Smartphones com sistema operacional Android e iOS e funcionará como uma extensão do documento físico.
Em 5 de dezembro, a Superintendência Regional do Trabalho no Rio Grande do Sul (SRTB/RS) emitiu Ofício, diante da vigência da Lei n.º 13.874, de 20 de setembro de 2019, regulamentada pela Portaria n.º 1.065/2019, informando que o marco final para a implementação da CTPS Digital no Estado do RS será em 13 de dezembro de 2019. Após a referida data, a versão física será emitida apenas em situações de excepcionalidades, como, por exemplo, ao trabalhador contratado por empresa/empregador que ainda não esteja obrigada ao uso do Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas – eSocial.
Entre os benefícios e objetivos da iniciativa está a economia de tempo em aguardar o processo de confecção do documento físico para formalizações contratuais. Além disso, a ferramenta busca reduzir a burocracia relacionada aos documentos exigidos e emitidos para cada contratação. Assim, o trabalhador pode acessar facilmente as informações necessárias, por site ou aplicativo, sempre que precisar realizar consultas às experiências profissionais atuais e anteriores, eliminando os riscos de extravio de informações e documentos.
Para acessar a Carteira de Trabalho Digital é necessário obter a senha de acesso no link acesso.gov.br. Aqueles que não possuem a senha, poderão adquiri-la através do Aplicativo da CTPS Digital ou no mesmo site. No ambiente do acesso, você deverá informar seus dados pessoais, que serão validadas nas bases de Governo.
Clique aqui e leia o Ofício completo.
Vagas abertas neste fim de ano?
Além da plataforma de Negócios, a ferramenta também disponibiliza a área de Talentos, onde as indústrias podem recrutar novos funcionários. Espaço exclusivo para associados cadastrados, no Socialplast é possível pesquisar, em uma base de currículos de Instituições de Ensino parceiras, o talento que sua empresa precisa!
Conheça a IFSul, primeira IES conveniada
O Instituto Federal Sul-Rio-Grandense, campus Sapucaia do Sul, foi a primeira universidade conveniada à ferramenta. Além de oferecer educação básica, profissional e superior, a IES desenvolve pesquisas e projetos de extensão, com o intuito de colaborar com o desenvolvimento industrial, bem como contribuir para a promoção do desenvolvimento social e a formação integral dos alunos.
Acesse www.socialplast.org.br e saiba mais!
Férias coletivas Sinplast:
de 26/12 a 14/01
De 26 de dezembro a 14 de janeiro o Sinplast estará de férias coletivas. Neste período também não haverá veiculação do 3ª Geração, que retorna em 2020 com novas edições e conteúdos atualizados. Os serviços, bem como o atendimento externo do Sindicato, estarão de volta no dia 15 de janeiro.
Edital Gaúcho de Inovação
para a Indústria – Inscrições
para o segundo ciclo
O Edital Gaúcho de Inovação para a Indústria, promovido pelo Sebrae, Sesi, Senai, IEL e FIERGS, com apoio da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do Estado do Rio Grande do Sul, teve 22 ideias aprovadas no primeiro ciclo, encerrado no final de novembro. As inscrições para o segundo ciclo podem ser feitas até 8 de março. Podem participar indústrias – grandes, médias, pequenas, micros ou startup – contribuintes de Sesi e Senai, com CNPJ registrado no RS.
Não podem estar inadimplente com alguma das instituições ou Sebrae, não ter débitos fiscais e não ter dirigente com vínculo profissional com algum dos entes do edital. As empresas devem submeter sua ideia no endereço www.egii.com.br. A divulgação da segunda chamada com os projetos aprovados será feita na segunda quinzena de março de 2020. Para mais informações, clique aqui.
Braskem e Tramontina lançam cadeiras produzidas a partir de resina pós-consumo
A parceria já consolidada entre Braskem e Tramontina busca cada vez mais combinar sofisticação em design com práticas ecologicamente corretas. É o caso das cadeiras Sissi e Diana da linha Summa, que chegam hoje ao mercado e são produzidas a partir de resina pós-consumo (PCR), ou seja, material reciclado. Neste primeiro momento de lançamento, as cadeiras serão comercializadas somente nas T factory e T stores, lojas conceito da Tramontina. Na sequência, os produtos chegam aos pontos de venda em geral.
“Cada vez mais comprometida com a Economia Circular , a Braskem vem ampliando seu portfólio de resinas recicladas e, desta forma, permitindo que marcas como a Tramontina possam desenvolver produtos ecologicamente corretos”, explica Renato Ditomaso, responsável por Desenvolvimento de Negócios de Reciclagem e Economia Circular da Braskem.
Leia mais sobre a iniciativa clicando aqui.