Blog

3ª Geração #639 –Coronavírus impacta a indústria

Primeira reunião de gestão do ano 

A diretoria do Sinplast esteve reunida nesta terça-feira, 4 de fevereiro, para a realização da primeira reunião de gestão de 2020. Na ocasião, o principal tema abordado foi o da Medida Provisória 905, que cria o Contrato Verde e Amarelo, cuja tramitação ainda ocorrerá no Congresso Nacional.

Coronavírus: saiba como a doença pode impactar a indústria do plástico 

Epidemia mundial, o Coronavírus é uma doença respiratória que obteve destaque após surto originado na China. Impactando diversos nichos, grandes potências mundiais tiveram seus setores público e privado afetados pelo contágio. Você sabe no que isso atinge a indústria do plástico? 

André Castro, consultor do Sinplast para assuntos relacionados a matérias-primas, explica que, embora alguns navios com produtos plásticos estejam interrompidos e indústrias paralisadas, a situação requer análise: “A China não só é grande consumidora, mas também grande produtora de várias partes das cadeias produtivas globais. Isso quer dizer que restrição de consumo e restrição de oferta podem criar uma outra dinâmica, que talvez não permita uma queda tão acentuada das Resinas”. Ainda de acordo com ele, a questão essencial presente é a formação de consenso e precificação dos efeitos em cadeia que essa situação pode causar. “A maioria dos plásticos são utilizados para embalagens, que são vendidas/exportadas. Um possível desaquecimento global pode gerar excedentes produtivos e com isso menor atividade industrial”, explica. 

O Consultor também salienta que nesta segunda-feira, 3 de fevereiro, teríamos o retorno do Feriado prolongado e comemorado anualmente como Ano Novo Chinês. Historicamente este retorno traria consigo a retomada das atividades produtivas, criando um impacto nos preços das commodities em geral. No entanto, devido aos fatos, o retorno foi postergado, o que pode ter efeitos igualmente imediatos na balança de demanda e oferta. 

Sinplast defende setor em pronunciamento na Zero Hora 

Abiplast promove
Workshop sobre Grafeno 

No dia 11 de fevreiro a Associação Brasileira da Indústria do Plástico (Abiplast) promoverá uma imersão no mundo do Grafeno com os maiores especialistas do assunto. O evento ocorrerá em dois horários, às 9h e às 14h, no Auditório Abiplast, em São Paulo/SP (Avenida Paulista, 2439 – 8º andar). A programação envolverá palestras, sessão de perguntas e respostas e reuniões privativas com empresas interessadas. Revolucione seu negócio com as infinitas formas de usar este nanomaterial! Clique aqui para conferir a programação completa e participar do workshop.  

Ambev amplia meta para 100% de uso de plástico reciclado até 2025

A Ambev decidiu ampliar as suas metas de uso de material reciclado em embalagens plásticas. Em 2018, a companhia havia anunciado a meta de ter 100% dos produtos em embalagens retornáveis ou que tivessem mais de 50% de material reciclado em sua composição até 2025. Agora, a companhia pretende chegar em 2025 com 100% das embalagens plásticas feitas de material reciclado.

“Nos últimos dois anos, geramos negócios da ordem de R$ 200 milhões na economia circular com a reciclagem de plástico. Quando chegarmos em 100% de plástico reciclado, vamos colocar na economia circular em torno de R$ 1 bilhão, sem contar investimentos em inovação e em novos materiais”, afirmou Rodrigo Figueiredo, vice-presidente de sustentabilidade e suprimentos da Ambev. Leia mais clicando aqui