Blog

3ª Geração #643 – Análise para 2020

Reunião de Gestão do Sinplast ocorre com análise de resinas para 2020

Nesta terça-feira, 3 de março, a Diretoria do Sinplast esteve em reunião mensal para tratar, entre outros temas, ações de defesa do setor. Retornos sobre a reunião realizada com a ABIPLAST foram destacados, assim como tratativas sobre os Comitês e organização de eventos para o ano de 2020.

A ocasião também proporcionou a palestra do Consultor do Sindicato para assuntos relacionados a matérias-primas, André Castro, que dissertou sobre a projeção das resinas para o ano. De acordo com ele, enquanto 2019 permeou uma época de poucas variações, em 2020 as coisas mudaram, principalmente devido ao impacto do Coronavírus. “Está sobrando material no mundo. Por isso, é um cenário difícil de prever hoje, principalmente em relação à China, pois eles equilibram o consumo de uma forma geral”, ressaltou. O Consultor também alertou sobre a alta do dólar, que impactará o preço e, consequentemente a produção como um todo: “É um efeito dominó. Toda essa situação é uma quebra na cadeia de negócios muito importante”.

  • Em recente entrevista ao 3ª Geração,  o Consultor André Castro ponderou as principais consequências do Coronavírus para a indústria, com mais detalhes. Para ler o texto completo, clique aqui.

Contribuição Assistencial 2020

Em abril, o Sinplast enviará correspondência solicitando a GFIP de março/2020, para o cálculo da ASSISTENCIAL. A Contribuição se torna obrigatória através de expressa cláusula das anuais convenções coletivas do trabalho. Ela tem por base de cálculo a folha de pagamentos do mês de MARÇO de cada ano. O associativismo universalizado no setor, que é o ideal, só virá com o tempo, e esse implica na Contribuição ASSOCIATIVA (“mensalidade”), o que não dispensa a ASSISTENCIAL. 

Lembre-se: O Sindicato existe para REPRESENTAR o setor. Só se sobrevive com receitas, a bem de cumprir as funções da entidade!

Você sabia? O ponto por exceção foi expressamente autorizado por lei!

Desde a Lei da Liberdade Econômica (Lei 13.874/2019), a utilização de ponto por exceção foi expressamente permitida. Destaca-se que sua utilização pode ser ajustada mediante acordo individual escrito, convenção ou acordo coletivo. Trata-se da nova redação do artigo 74, §2º da CLT, conforme redação dada pela Lei da Liberdade Econômica. 

Clique aqui e saiba mais sobre o assunto. 

Participe do Edital Gaúcho de
Inovação para a Indústria 

Com 15 projetos aprovados no primeiro ciclo, o Edital Gaúcho de Inovação para a Indústria encerra inscrições para o segundo ciclo no dia 8 de março. No projeto, SEBRAE, IEL, SESI e SENAI do Rio Grande do Sul estão abrindo suas portas, disponibilizando sua equipe de especialistas e infraestrutura de ponta para ajudar na inovação de empresas. Podem participar indústrias grandes, médias, pequenas, micros ou startups contribuintes de Sesi e Senai, com CNPJ registrado no Rio Grande do Sul. Saiba mais e submeta sua ideia acessando o site: www.egii.com.br.

Canudo de Plástico X Canudo de Papel

Em vídeo, o Presidente do Instituto Sustenplást, Alfredo Schmitt, disserta sobre as principais diferenças dos materiais na utilização do canudo.

 Para acessar a parte 1, clique aqui.

Para acessar a parte 2, clique aqui.

ARTIGO: ICMS sobre exportações,um retrocesso inaceitável

Ao mesmo tempo em que Congresso Nacional, governo federal, estados, municípios e setores produtivos discutem projeto de reforma para promover o aperfeiçoamento do sistema tributário brasileiro, estão em tramitação no Legislativo federal propostas de emenda constitucional (PEC) prevendo o retorno da cobrança do ICMS sobre exportações. São movimentos totalmente contraditórios, que aumentam as incertezas dos investidores sobre o que esperar do futuro da nossa economia.

Leia o artigo completo clicando aqui