Blog

3ª Geração #657 – A reciclagem dos plásticos

(Re)pense: live marca
Dia Mundial do Meio Ambiente

O Dia Mundial do Meio Ambiente (05/06) foi marcado pelo Projeto (Re)pense com a live “A reciclagem dos plásticos e seus benefícios sociais e ambientais”. Na ocasião, o Presidente do Sinplast-RS, Gerson Haas, mediou o bate-papo online com o Deputado Federal Carlos Gomes, a Deputada Estadual Any Ortiz e o representante de Economia Circular da Braskem, Paulo de Mattos Coelho.

Haas iniciou o debate apresentando os participantes e salientando a responsabilidade da indústria na cadeia de reciclagem efetiva, evidenciando, principalmente, o projeto Tampinha Legal. “Nós todos como empresas e sociedade, com o apoio do poder público, podemos fazer com que os materiais sejam reaproveitados”, destacou. 

Com destaque para a Economia Circular, Coelho focou sua fala nas mudanças de comportamento, visão e pensamentos da sociedade. Para o entendimento da Braskem, o conceito é uma corrente formada de diversos elos. “A Economia Circular visa fomentar produtos mais amigáveis, embalagens mais inteligentes e que propiciem a reciclagem em benefício imediato para o meio ambiente”, esclareceu.

A Deputada Estadual Any Ortiz trouxe projetos, que correm na Assembleia Legislativa, de forma equivocada, em seu parecer, sobre o plástico e demais materiais. “Proibir os canudos e copos não vai fazer com que a gente resolva. Temos que criar incentivos e políticas públicas para que esses itens sejam reciclados e possam voltar para dentro da cadeia”, explicou.

Da mesma forma, o Deputado Federal Carlos Gomes encerrou o debate online com dados pertinentes sobre a temática central da live: “3% do que o Brasil recicla, o que não é pouco, gera em torno de R$12 a R$13 bilhões na nossa economia. Estima-se que, de tudo que produzimos, de 30 a 40% pode ser reciclado. Por que estamos desperdiçando?”.

Acesse o bate-papo completo clicando aqui ou siga no Instagram @repenseprojeto para conferir esse e demais conteúdos!

Novidade: O Socialplast ampliou
seu escopo de currículos! 

Com o objetivo de beneficiar ainda mais a rede de indústrias, o Socialplast ampliou seu escopo de currículos e agora aceita o cadastro de quaisquer profissionais e estudantes da área do plástico! A iniciativa tornou-se necessária devido ao momento de crise atual, onde a busca por mão de obra qualificada pode ser uma necessidade pós-pandemia. Empresas associadas e em dia com suas contribuições poderão ter acesso gratuito à ferramenta, que contempla as Plataformas de Negócios e de Talentos.

A iniciativa segue disponível e pode ser acessada gratuitamente pelo site www.socialplast.org.br, mediante o cadastro da empresa! 

Artigo do Presidente Gerson Haas é destaque
na Revista Plástico Sul 

“Comemorar 20 anos em um período histórico como esse em que enfrentamos uma das maiores pandemias mundiais com a COVID-19 nos faz refletir sobre trajetórias que nos trouxeram até aqui e, muito mais, nos faz repensar seriamente sobre o futuro. Atuo na indústria do plástico há 25 anos. Acompanhei de perto muitas transformações do setor. Percebi o quanto a criação do Polo Petroquímico de Triunfo – o terceiro do País – trouxe avanços para o nosso Estado. E já são quase 40 anos dessa história. Nosso setor cresceu – hoje empregamos mais de 380 mil funcionários diretos no Brasil -; protagonizou avanços importantes para nossas empresas; trouxe inovações para o modo de vida das pessoas; e, acima de tudo, luta diariamente pela sua valorização. Há duas décadas nossas indústrias já buscavam o protagonismo no mercado.” Leia o artigo na íntegra clicando aqui

Eleições na FIERGS e no CIERGS

Nesta terça-feira, 09/06, ocorreram as eleições para essas para FIERGS e CIERGS, referentes ao período de 2020 a 2023. Do Sinplast-RS foram eleitos: Gerson A. Haas, diretor da FIERGS; Flávio Haas, Vice-Presidente Regional do CIERGS; e Edilson Luiz Deitos, Diretor do CIERGS.

Com regiões sob alerta, governo do RS planeja endurecer critérios de distanciamento controlado

Para manter a pandemia sob controle no Rio Grande do Sul, o governo do Estado prepara o endurecimento dos critérios de avaliação usados no modelo de distanciamento social. Na última semana, ao menos cinco regiões registraram aumento no número de hospitalizações por coronavírus. Se esse indicador continuar subindo, a cor de cada bandeira (que define o nível das restrições) poderá sofrer alterações.

Conforme o governo, a elevação foi identificada nas zonas de Erechim, Novo Hamburgo, Palmeira das Missões, Santa Maria e Taquara, que envolvem dezenas de municípios. Os números variam e, em alguns casos, são acompanhados de crescimento em outros quesitos (veja os detalhes no quadro). 

Leia mais sobre o assunto clicando aqui

Papel da justiça do trabalho durante a pandemia é tema de live da FIERGS com a Presidente do TST

A presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Maria Cistina Peduzzi, é a convidada da Live Papel da Justiça do Trabalho durante a pandemia da Covid-19, que ocorre na próxima segunda-feira (15), às 19h, em uma promoção da FIERGS, por meio do Conselho de Relações do Trabalho (Contrab). Maria Cristina discutirá o tema com o presidente da FIERGS, Gilberto Porcello Petry, em evento que contará, ainda, com o coordenador do Contrab, Thômaz Nunnenkamp. Clique aqui e saiba mais!