Blog

3ª Geração #690 – Novo bate-papo sobre matérias-primas

É amanhã! Fique por dentro do atual cenário de matérias-primas

Depois do evento com representantes da Braskem, o Comitê Sinplast de Matérias-Primas, coordenado por Edilson Luiz Deitos, promove nesta quinta-feira, das 11h às 11h50, mais um bate-papo virtual sobre o tema das matérias-primas. Desta vez, o encontro será com o CEO da Activas e presidente da ADIRPLAST (Associação Brasileira dos Distribuidores de Resinas Plásticas) Laércio Gonçalves. Para participar, é necessário ser representante de empresa associada e em dia com as contribuições junto ao Sindicato. 

Inscreva-se pelo e-mail sinplast@sinplast.org.br
para receber o link de acesso.

Reforma Tributária Estadual em pauta no Sinplast-RS

Nesta terça-feira (23/02), o Comitê Sinplast de Assuntos Legais e Tributários, coordenado por Eugênio Cramer, recebeu o Dr. Gustavo Verch em uma webinar sobre as alterações da Reforma Tributária Estadual, entre elas, as mudanças na legislação do ICMS. “Sabemos que essas alterações tinham como objetivo o aumento da carga tributária ou a ampliação da arrecadação. Essas propostas acabaram sendo desidratadas na Assembleia e, por isso, o governo reduziu o pacote”, ressaltou Verch, dizendo que, por outro lado, algumas alterações, em especial relacionadas à importação, foram comemoradas, principalmente diante da competitividade com os estados de Santa Catarina e Paraná.

O encontro esclareceu dúvidas dos participantes e abordou também temas como a implantação do Conselho de Boas Práticas, que visa ser um órgão paritário para discussão de propostas e aprimoramento da legislação tributária, e a Política de Estímulo ao E-commerce.

Perdeu o evento?
Então acesse o conteúdo completo aqui ou o vídeo do evento neste link.

4º CBP será híbrido e acontece em 8 de junho

O 4º Congresso Brasileiro do Plástico (4º CBP) ocorrerá em 08 de junho de 2021, com agendas presenciais e virtuais na sua programação. O evento, com a participação de palestrantes de alto nível, abordará temas relevantes como economia circular dos plásticos, soluções que o material proporciona através de embalagens para exportação de alimentos e de embalagens flexíveis recicladas e de alto desempenho, além da importância do material para a biossegurança no combate à Covid-19.

Clique aqui e confira a notícia completa.

10% de desconto para certificação digital de sindicatos e seus associados

O Certificado Digital é uma assinatura eletrônica com validade jurídica, que garante proteção às transações eletrônicas e outros serviços via internet. Para adquirir, validar ou renovar o documento eletrônico, os sindicatos e seus associados podem contar com a FIERGS, por meio da Gerex. Uma parceria com a Safeweb permite a emissão do Certificado na Federação, e o melhor, com desconto de 10% para os sindicatos filiados e indústrias a eles associadas. Para receber o benefício, a indústria precisa manifestar interesse junto ao seu Sindicato, que repassará o nome e CNPJ à Unisind.  Os documentos podem ser enviados previamente por meio eletrônico à FIERGS, para análise e cadastro no sistema da Safeweb. 

Informações: certificadodigital@fiergs.org.br ou 
(51) 3347-8787 – Ramal 8395, com Milena.

Sobre adequação da TIPI – Tabela de Incidência do Imposto sobre Produtos Industrializados

No dia 18 de fevereiro, foi publicado no Diário Oficial da União, o Ato Declaratório Executivo nº 1, de 11 de fevereiro de 2021, da Secretaria Especial da Receita Federal do Brasil, o qual dispõe sobre a adequação da Tabela de Incidência do Imposto sobre Produtos Industrializados (TIPI), aprovada pelo Decreto nº 8.950, de 29 de dezembro de 2016, às alterações ocorridas na Nomenclatura Comum do Mercosul (NCM). Desta forma, a TIPI passa a vigorar com as alterações constantes deste Ato Declaratório Executivo, mantidas as alíquotas de IPI vigentes (veja box).

 Para mais informações, contate comex@abiplast.org.br.

Queremos saber as demandas das indústrias do interior!

A FIERGS, por meio do Conselho da Pequena e Média Indústria – COPEMI -, Conselho de Articulação Sindical e Empresarial – CONASE – e da Unidade de Desenvolvimento Sindical – UNISIND, quer criar um canal de comunicação com as empresas do interior, entender suas demandas e oferecer conteúdo e ações de relevância. Para isso, pede auxilio das indústrias filiadas e associadas ao Sinplast-RS no retorno ao formulário eletrônico.

Clique aqui e acesse. Contamos com a sua colaboração!

Comunicados importantes sobre o cenário COVID-19 no RS

O Sinplast-RS segue atento e compartilhando informações relevantes acerca dos impactos da pandemia na indústria. Confira, a seguir, Comunicados Técnicos e outros documentos sobre o tema:

  • Atualização das medidas restritivas / Relações do Trabalho: clique aqui
  • Sobre o Decreto nº 55.766: clique aqui.