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3ª Geração #Extra – Decreto libera novas atividades

Decreto da Prefeitura de Porto Alegre libera novas atividades

O decreto nº 20.562 libera as atividades de autônomos, profissionais liberais, microempresas, serviços de advocacia e contabilidade, conselhos de fiscalização e marinas, desde que para a guarda e manutenção de embarcações, entre outras flexibilizações. Com isso, a prefeitura estima que cerca de 147 mil pessoas ficam aptas a trabalhar. Alguns estabelecimentos seguem vetados, mesmo se enquadrando nestas categorias de empresas, como as academias, casas noturnas, cinemas, teatros, bibliotecas e museus.  Clique aqui e leia o Decreto completo.

Serviço de testagem rápida do SESI

Visando o bem-estar dos trabalhadores da indústria, o SESI/RS oferece diagnóstico para COVID-19 por meio de triagem e testagem rápida, que tem como objetivo minimizar os impactos que o Coronavírus poderá causar na população de trabalhadores das empresas.

O serviço prevê cinco etapas, conforme segue:

1ª e 2ª etapas – Orientação e Triagem: para todos os trabalhadores ativos na empresa, custo do serviço será por trabalhador, o valor não ultrapassará R$ 9,00 por trabalhador.

3ª etapa – Testagem: somente serão testados os trabalhadores elegíveis no processo de triagem, que será cobrado por testes realizados, R$ 90,00 por teste.

4ª etapa – Retestagem (se necessário): Somente para trabalhadores que realizaram o primeiro teste e o resultado foi negativo, o custo é por teste realizado, R$ 90,00 por teste.

5ª etapa – Acompanhamento Médico (Telemedicina): Será oferecido orientação ao empregado, atestados médicos, relatórios para a empresa e comunicação com os órgãos de saúde. O valor deste serviço é por trabalhador afastado: R$ 26,00.

Para mais informações referentes ao Projeto Testagem Rápida (Covid-19), entre em contato com Calebe/SESI-RS – (51) 99473-3392.

Curso online gratuito sobre ATA Carnet

A CNI oferece, gratuitamente, um curso a distância sobre ATA Carnet, uma espécie de passaporte de mercadorias que facilita exportações temporárias para mais de 75 países. O uso do ATA Carnet reduz o custo para exportadores porque elimina encargos e tributos de importação e exportação temporárias. Além disso, reduz a burocracia aduaneira por se tratar de um único procedimento aduaneiro, mais célere e internacionalmente conhecido, para acessar os países que compõem a Rede ATA.

Saiba mais sobre o curso e inscreva-se clicando aqui

ABIPLAST: orientações para a retomada das atividades na indústria do plástico  

A ABIPLAST elaborou uma coletânea das melhores práticas e direções com o intuito de orientar as indústrias a se estruturarem, para que o reinício das atividades ocorra de forma segura, preservando a saúde de quase 325 mil profissionais, de suas famílias e de toda a sociedade. Vale salientar que é um material em constante construção, incorporando mudanças e novas orientações que são atualizadas nos protocolos. Clique aqui para acessar o material completo.

Contribuição Assistencial 2020  

Colegas Empresários do Setor de Plásticos vinculados ao SINPLAST:
 Desde que foi tornado não obrigatório, o nosso Sindicato deixou de cobrar a Contribuição SINDICAL.

Permanece em vigor a Contribuição ASSISTENCIAL e, para as empresas associadas, também permanece a Contribuição ASSOCIATIVA (mensalidade).

Em função da pandemia e compreendendo a situação das empresas, retardamos o pedido da GFIP de março de 2020, que deveria ser a nós remetida até final de abril e paga em maio. Nós agora solicitamos a GFIP de março de suas empresas até final de maio, com pagamento de 4% da folha de março, em julho próximo. Calcularemos e enviaremos o boleto correspondente. 

Para as empresas sem funcionários (GFIP sem movimento) será cobrado o valor de R$ 50,00. Para as empresas que não apresentarem a GFIP, ficou definido 4% sobre a última guia da contribuição assistencial emitida.
 Lembramos o intenso trabalho que o Sindicato tem realizado nesta fase inusitada para todo o globo. Temos expedido informes técnicos diários e já realizamos três videoconferências, com livre acesso das filiadas e associadas. Bem recentemente, publicamos anúncios pagos nos principais veículos de comunicação da Capital do Estado, sobre a da valorização do plástico, material este tão necessário no momento atual.

Nossa assessoria está à plena disposição (e-mail: sinplast@sinplast.org.br).
 Contamos, pois, com o envio de suas GFIP de março até o final de maio. 

Cordialmente,
Gerson Haas, presidente do Sinplast-RS