Blog

Audiência com o vice-presidente da República

Uma comitiva com representantes da indústria do plástico nacional e coordenada pelo Sinplast-RS – Sindicato das Indústrias de Material Plástico no Estado do RS – foi recebida, na tarde desta terça-feira (01/08), pelo vice-presidente da República Geraldo Alckmin. Na pauta da reunião, a forte preocupação da cadeia petroquímica de 2ª e 3ª geração quanto ao tratamento especial concedido à Zona Franca de Manaus.

Na ocasião, foi apresentado projeto de redução urgente em 75%, via decreto presidencial, da alíquota de IPI das embalagens plásticas, e como consequência a redução do crédito presumido do IPI. “Apresentamos nossa proposta destacando a importância da compatibilização das medidas de estímulo à ZFM com as necessidades e interesses de outras regiões do país, na busca de um saudável equilíbrio”, destaca o presidente do Sinplast-RS Gerson Haas, reforçando que o pleito foi bem recebido por Alckmin.

Segundo Haas, o objetivo da comitiva em Brasília foi contribuir com o Poder Executivo, apresentando diagnósticos e propondo soluções que evitem danos ainda maiores ao setor de embalagens, com perda expressiva de empregos, renda e arrecadação de tributos. “Deve ser preservado o direito de empreender em outras regiões além da ZFM. Por isso, trata-se de uma medida urgente”, reforçou. Geraldo Alckmin, em primeira instância, prometeu analisar a pauta e sugeriu que o tema seja levado ao Congresso Nacional para ser analisado e votado como um projeto de lei.

Presidente do Sinplast-RS Gerson Haas com o vice-presidente da República Geraldo Alckmin