Blog

Descanse em paz, Gilberto Mosmann 

É com grande pesar que o Sinplast-RS – Sindicato das Indústrias de Material Plástico no Estado do Rio Grande do Sul, comunica o falecimento de seu Secretário Executivo, Gilberto Mosmann, na manhã da última segunda-feira, 04 de dezembro. 

Gilberto Mosmann foi um dos principais nomes do desenvolvimento gaúcho nas últimas décadas, sendo fundamental para a indústria, no Rio Grande do Sul. Atuou como Secretário Estadual da Indústria e Comércio (SIC) em dois Governos – 1987-1990 e 1996-1997. Também pelo Governo do Estado, trabalhou nas tentativas do que se chamava “Duplicação do Polo Petroquímico de Triunfo”.

Foi executivo de empresas, dirigente sindical empresarial e consultor no mesmo segmento. Trabalhou à frente da execução de feiras, tendo participado das primeiras ações que levaram ao início das exportações calçadistas gaúchas. 

Autor de 9 livros, sendo 8 sobre gestão empresarial, Mosmann também foi reformulador do estímulo governamental do FUNDOPEM-RS Comércio (fundo operações empresas) com benefícios baseados no ICMS incremental gerado pela expansão de negócios já existentes ou pela instalação de novo negócio.  

Gilberto Mosmann lutava contra um câncer descoberto recentemente e deixa a esposa Luiza Helena Mosmann, três filhas, Luciana, Patrícia e Fernanda, e o neto Davi. 

Agradecemos por todos os esforços pelo crescimento do Estado e pelo legado deixado. Nossos sentimentos à família e amigos do nosso querido Mosmann.