Blog

EDIÇÃO Nº 474

2º Congresso Brasileiro do Plástico debate as perspectivas do produto em diversos segmentos e lança programas socioambientais

cbp

Profissionais de diversos segmentos se reuniram, nos dias 5 e 6 de outubro, em Porto Alegre, para trocar conhecimentos e apresentar projetos que tinham algo em comum: o plástico. O material foi o tema central das apresentações de especialistas de diversas áreas, como construção civil, medicina, tecnologia, comércio exterior, entre outros. O 2º Congresso Brasileiro do Plástico (CBP) reuniu ainda, representantes de entidades do setor e do poder público, empresários e estudantes, todos com o intuito de debater as qualidades e a importância do plástico para o bem estar social, econômico e ambiental.

A abertura da 2ª edição do Congresso Brasileiro do Plástico aconteceu na noite de quarta-feira (5), na Casa Vetro, importante espaço de eventos da capital gaúcha. A cerimônia reuniu em um jantar autoridades, empresários e profissionais de diversos setores, que foram surpreendidos com um desfile inusitado logo no início da festa. Em uma passarela montada no meio do salão, modelos desfilaram peças que continham plástico em sua composição e que foram criadas por estudantes de moda da Feevale. Um drone, comandado pelo palestrante do Congresso Charles Stempniak, acompanhou toda a ação fazendo imagens aéreas da apresentação.

Alfredo Schmitt, presidente do 2º Congresso Brasileiro do Plástico, fez o primeiro discurso da noite e falou de como a cadeia produtiva do plástico é importante para o bem-estar das pessoas. “Trabalhamos para facilitar o dia a dia, evitando desperdícios, melhorando a qualidade de vida, e esse Congresso tem o objetivo de aproximar o setor plástico e a sociedade, mostrando como participamos em todas as atividades diárias dessas pessoas”, disse o executivo. José Ricardo Roriz Coelho, presidente da Associação Brasileira da Indústria Plástica (ABIPLAST) e do Sindiplast, Edilson Luiz Deitos, presidente Sinplast, e Marcos Troyjo, doutor em Sociologia das Relações Internacionais da USP/SP, também discursaram na abertura do evento.

A cerimônia de abertura contou ainda com a presença do secretário estadual de Agricultura, Ernani Polo, que representou o governador José Ivo Sartori. Polo falou sobre a relevância do setor plástico e disse que o governo tem tanto interesse quanto os empresários de impulsionar essa cadeia produtiva. O secretário também discorreu sobre o setor de agronegócios. “A agricultura tem uma importância social e econômica muito forte para o Rio Grande do Sul, por isso estamos investindo cada vez mais para sermos competitivos, e o plástico nos dá essa possibilidade”, disse.

No dia 6, uma agenda intensa de palestras no Teatro da PUCRS agradou o público presente. Centenas de pessoas participaram dos debates e conheceram inovações que envolvem o plástico. Especialistas de diversos segmentos palestraram sobre o importância do material para a evolução de suas áreas.

Tampinha Legal

tampinha

O evento teve ainda o lançamento do projeto Tampinha Legal, programa socioambiental que visa dar destinação correta ao material plástico pós-consumo, beneficiando instituições sociais. Em alusão ao movimento Outubro Rosa, o Instituto da Mama do RS (IMAMA) foi escolhido para ser a primeira entidade social a ser beneficiada pelo projeto, que tem como objetivo dar um novo destino a tampas de plástico em geral por meio da coleta do material na sociedade e comercialização do produto a indústrias recicladoras do Estado. O projeto Tampinha Legal é uma iniciativa do Sinplast, Simplás e Simplavi com apoio da Plastivida. Na PUCRS, local de realização das palestras, foi instalado um grande coletor, que ficará disponível aos estudantes até o final do mês de outubro (foto).

Projeto C.R.I.A

projeto-cria

Maria Elizete Kunkel, professora adjunta de Engenharia Biomédica, subárea Biomecânica, participou pela segunda vez do Congresso do Plástico e nesta ocasião pode mostrar a concretização de projetos que ela apresentou na edição anterior do evento. A professora falou da importância do plástico na medicina e destacou a evolução das órteses e próteses feitas em impressora 3D. Além da palestra, a professora apresentou, em um estande montado na área externa do teatro, os projetos que coordena. O Mão 3D, criado pela por ela, desenvolve próteses de mão para crianças que perderam ou nasceram sem o membro.

Entre os destaques esteve ainda o projeto C.R.I.A (Cadeira de Rodas Infantil Automatizada), criado por Filipe Loyola, engenheiro biomédico, com coordenação da professora, é uma cadeira confeccionada com canos de PVC e outras peças de baixo custo, como correntes de bicicleta e motor comandado por joystick de vídeo game. Além de lançar a C.R.I.A. durante o 2º CBP, Maria Elizete Kunkel e Filipe Loyola doaram esse primeiro equipamento para uma entidade assistencial de Porto Alegre. O Educandário São João Batista foi o escolhido para receber a doação, realizada na manhã desta sexta-feira (7), e contou com a presença do presidente do Sinplast Edilson Deitos (foto).

Programação no Sinplast reúne dirigentes do setor de diversas regiões do Brasil

reuniao-site

A agenda de reuniões no Sinplast nesta quarta-feira (5) foi intensa. Dirigentes de entidades e representantes de diversos setores da indústria do plástico de diferentes regiões do Brasil aproveitaram a vinda a Porto Alegre para o 2º Congresso Brasileiro do Plástico para os encontros. Na parte da manhã, a Câmara de Reciclagem da ABIPLAST reuniu os recicladores. Ao meio-dia, os dirigentes do Sinplast (foto) estiveram reunidos com representantes das distribuidoras Piramidal e Activas e da Braskem para discussão acerca das dificuldades hoje enfrentadas pelas indústrias em relação ao fornecimento e entrega de matérias-primas. Já na parte da tarde, ocorreram reuniões do Comitê Sinplast de Matérias-Primas e da Câmara de Pallets Plásticos da ABIPLAST. Houve também reunião da diretoria da ABIPLAST. As reuniões ocorreram na FIERGS.

Sustenplást leva esquete teatral a Santa Cruz do Sul para atividade em homenagem ao Mês da Criança

No dia 22 de outubro, o Programa Sustenplást, do Sinplast, levará a esquete teatral “Reciclito e a Natureza: uma história divertida” a Santa Cruz do Sul. Será uma tarde de atividades, das 14h às 17h, no Ginásio da APAE. A programação em homenagem ao Mês da Criança está sendo realizada a partir de uma parceria entre Sinplast-Sustenplást, a empresa associada Sulprint, APAE, com apoio da associada Xalingo.

Sinplast parabeniza HERC pelo Top Ser Humano 2016

ss

No dia 27 de setembro, o presidente do Sinplast Edilson Deitos participou da cerimônia de premiação da ABRH-RS, onde a associada HERC foi premiada como Top Ser Humano 2016 – Mérito, no qual são agraciadas as empresas que nos últimos 5 anos receberam a distinção. “Para nós do Sinplast, nos sentimos ‘top’ ao ver nossos associados serem reconhecidos, principalmente, em ações na área de desenvolvimento humano”, ressalta Deitos.

Novos vídeos no canal You Tube do Sinplast. Assista!

Já estão no ar, no canal You Tube do Sinplast, mais três vídeos de eventos do Sindicato, realizados no mês de setembro. No canal, é possível assistir as palestras “Drawback Integrado Normas, Procedimento e Dúvidas”, com Julia Mughrabi; “4ª Revolução Industrial: Mega Tendências, Ameaças e Oportunidades”, ministrada pelo consultor Marco Reichert, em reunião da regional Vale do Sinos, em Novo Hamburgo, assim como, “Ser líder: a atitude é o que faz a diferença no processo de mudança”, conduzida por Dulce Ribeiro, coach, professora e consultora do EcoSocial. Clique aqui e acesse.