Blog

EDIÇÃO Nº 476

Presidente do Sinplast integra comitiva da FIERGS no 34º EEBA, na Alemanha

foto-alemanha

O presidente do Sinplast Edilson Deitos integrou, essa semana, a comitiva da FIERGS no 34º Encontro Econômico Brasil Alemanha (EEBA), na cidade de Weimar. No encerramento do evento, o presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Robson Braga de Andrade, reiterou o pedido de agilidade para o fechamento de um acordo de zona de livre comércio entre o Mercosul e a União Europeia. A intenção da CNI é que o acordo seja concluído até o ano de 2018.

Mais de 500 empresários participaram nos dois dias do EEBA. O presidente da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS), Heitor José Müller, convidou alemães e brasileiros a participarem da 35ª edição do Encontro, que ocorre em novembro de 2017, na sede da entidade, em Porto Alegre. Segundo Deitos, foi um sucesso o lançamento do Rio Grande do Sul como anfitrião do próximo encontro, que deverá reunir centenas de empresários brasileiros como anfitriões às empresas, governo e entidades alemãs. O EEBA é organizado pela CNI e a entidade empresarial alemã BDI, em parceria com a Câmara de Comércio Brasil Alemanha (AHK). Com informações da FIERGS.

Sinplast tem agora Vice-Presidente Regional no Vale do Paranhana e Região das Hortênsias

vp-regional-3

O empresário Cesar Luiz Kerschner, da INJEPAR – Injetados Paranhana, assumiu recentemente o cargo de Vice-Presidente Regional do Sinplast no Vale do Paranhana e Região das Hortênsias.  Kerschner está há 35 anos no setor plástico e deu início à Injepar, que atua na fabricação de componentes plásticos para calçados em Igrejinha, em 1998. “Um enorme desafio, mas me sinto motivado a desempenhar essa função pela necessidade que temos em resolver grandes problemas que estão inviabilizando a atividade industrial”, comenta. “Meu principal objetivo é unir e organizar o setor, que conta com mais de 40 indústrias de transformação de plásticos em nossa região, alinhado com os objetivos do Sinplast, atender e superar as demandas regionais”, comenta.

Para fazer uma rescisão de funcionário, por exemplo, é preciso se deslocar para Novo Hamburgo, distante mais de 45km, enviar um funcionário para marcar a hora da homologação e retornar para a efetivação. E só é possível duas homologações por empresa ao dia, nas 3ª feiras e 5ª feiras. O procedimento virtual, que facilitaria muito, não é permitido pelo Ministério do Trabalho. Outras demandas locais são treinamento e qualificação de mão-de-obra pois, apesar de ter uma grande estrutura, o SENAI não oferece nenhum curso de formação ou qualificação específica para a indústria do plástico; cursos de capacitação às Normas Técnicas e Diretrizes de formação, bem como as de reciclagem, além da atenção à questão do Menor Aprendiz, pois não há nenhum sendo preparado para o setor, embora seja preciso empregar 5% nesta categoria. “Estamos pagando aprendizes de Canoas, Sapucaia do Sul, Novo Hamburgo e Campo Bom que nunca serão nossos funcionários.”

O setor plástico no Vale do Paranhana e Região das Hortênsias atua principalmente como fornecedor da cadeia produtiva do calçado, mas vem se diversificando rapidamente. Já se constata empresas fabricando os mais diversos produtos, tais como: embalagens sopradas; peças técnicas para piscinas e agronegócio; reciclagem de resíduos e fabricação de produtos de material reciclado. “Podemos constatar que as indústrias estão bem instaladas e diversificadas, necessitando para sua expansão apoio nas questões básicas, como qualificação da mão-de-obra, estrutura mínima que viabilize o funcionamento das indústrias por parte do Governo, orientação e apoio no acesso a financiamentos, entre outros.”

CSIG reúne setor plástico em curso de Técnicas de Vendas e de Negociação

curso-espm-3

Neste mês de outubro, a agenda do Centro Sinplast de Inovação e Governança (CSIG) aborda o tema Técnicas de Vendas e de Negociação. Em parceria com a ESPM-Sul, o CSIG está realizando treinamento voltado a empresas associadas ao Sinplast. O curso encerra no próximo sábado, dia 22, e visa desenvolver conhecimentos, habilidades e atitudes em vendas, por meio da gestão do cliente e do desenvolvimento de estratégias efetivas de vendas em mercados competitivos, abordando as diferentes técnicas.

Esquete teatral do Sustenplást estará em Santa Cruz do Sul neste sábado

Neste sábado, 22 de outubro, às 15h, o Programa Sustenplást, do Sinplast, levará a esquete teatral “Reciclito e a Natureza: uma história divertida” a Santa Cruz do Sul. A apresentação integrará uma tarde de atividades alusivas ao Mês da Criança. O evento acontecerá das 14h às 17h, no Ginásio da APAE, sendo promovido a partir de uma parceria entre Sinplast-Sustenplást, APAE e Sulprint, com apoio da empresa Xalingo.

Encenada pela equipe Cover & Kids, a peça traz o diálogo entre o menino Rafael e o seu robô de plástico Reciclito, construído a partir de peças plásticas reutilizadas. A atividade, voltada para crianças de 3 a 12 anos, visa ensinar, de forma divertida, acerca de separação do lixo e do descarte correto dos artefatos plásticos.

Sinplast-Sustenplást apoia I Diálogo Temático do Projeto de Extensão Eco Educadores, da UniRitter

No dia 27 de outubro, das 13h30 às 17h, o curso de Engenharia Ambiental e Sanitária da UniRitter promove o “I Diálogo Temático do Projeto de Extensão Eco Educadores”. Com apoio do Sinplast-Sustenplást, a atividade, que é gratuita e aberta ao público, ocorre no foyer do prédio A do Campus Zona Sul (Rua Orfanotrófio, 555). Na oportunidade, os participantes terão acesso ao totem do jogo eletrônico Recycle Game, do Sustenplást, além de receberem os kits educativos do programa.

A ação faz parte do Laureate Global Days of Service 2016, uma iniciativa da Rede Laureate International Universities, que visa realizar um mês de ações que gerem impacto global e da 3ª edição da Semana Lixo Zero em Porto Alegre. No evento, será debatida a situação socioambiental da comunidade do entorno do Campus Zona Sul da UniRitter. Alunos do projeto Eco Educadores, que propagam a conscientização ambiental, irão apresentar os resultados de pesquisas relacionadas à disposição incorreta de resíduos sólidos. Também haverá um debate sobre as soluções para reverter cenários ambientais desfavoráveis. O objetivo do Projeto ECO Educadores é estimular a atuação de agentes de transformação da realidade socioambiental da comunidade.

Comunicado sobre atividade insalubre e aposentadoria especial

O Conselho de Relações do Trabalho e Previdência Social – CONTRAB, da FIERGS, divulgou recentemente Comunicado Técnico que trata da relação entre a atividade insalubre e a aposentadoria especial, desfazendo a ideia de que a insalubridade obrigatoriamente gerará esse tipo de aposentadoria. Clique aqui e acesse o conteúdo do documento na íntegra.