Blog

ENERGIPLAST edição 2016

Foi realizada, nesta terça-feira (27), na FIERGS, a 7ª edição do ENERGIPLAST – Fórum Brasileiro de Reciclagem Energética de Resíduos Sólidos com Ênfase em Plásticos. O encontro, promovido pelo Comitê Sinplast de Reciclagem, foi marcado pela presença de debates entre os diferentes atores do setor, apresentação de novas tecnologias e dos cenários nacional internacional e pela presença do público qualificado. “Destaco o tema da judicialização e acordo setorial, trazido pelo Ministério Público, presença do legislativo federal, a aproximação da Abiquim na busca de um caminho para desoneração da cadeia, além de saber que existem projetos reais no Brasil e o fato de termos contato com tecnologias que poderão ser soluções”, avaliou o coordenador do ENERGIPLAST, Luiz Henrique Hartmann. O presidente do Sinplast, Edilson Deitos, afirmou que a cada edição se vê a evolução do evento. “Temos cases reais de processo de reciclagem, da economia circular”, constatou. Para Deitos, o volume de petróleo extraído para a indústria plástica é muito menor que os benefícios do material em diversas áreas, como saúde, alimentação, transporte, empregos. “Para que o setor possa operar com maior capacidade, precisamos deste esforço concentrado para desoneração.”

Alceu Lorenzon frisou que é preciso incentivar não apenas a reciclagem, mas também o consumo de reciclados entre a população. E lembrou das ações contrárias ao produto. “Hoje tem 41 projetos de lei contra o plástico. Quantos será que tem a favor da reciclagem? O vilão não é o plástico, é o descarte incorreto.” O Gerente de Relações Institucionais da Braskem, João Ruy Freire, avaliou que o evento foi de mais alto nível, trazendo tecnologias e experiências. “Chama a atenção que é uma questão complexa, pois existem tecnologias prontas, mas é preciso envolver todos os atores. Sobre a judicialização e o acordo setorial, temos visto coisas que envergonham, empresas que às vezes fazem uma maquiagem e não entram no jogo de verdade. Sobre os resíduos, está faltando. Teve crise, teve roubo de material, mas o cidadão também não está fazendo seu papel.” Já o diretor da ABES – Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental, Mario Saffer, destacou a presença de mais novidades em tecnologia que na edição anterior do fórum e as conversas sobre inclusão social e questão tributária.

A cobertura completa de todas as palestras pode ser conferida no blog do evento: energiplast.wordpress.com. Os participantes receberão, em breve, por e-mail um formulário eletrônico para avaliação do evento e o certificado. Foto: João Alves.