Blog

Mais uma vitória pela defesa do setor plástico!

Nesta semana, o Sinplast registrou mais uma vitória em relação à defesa do uso do plástico na sociedade. Na segunda-feira (08/07), a Comissão de Constituição, Justiça e Redação da Câmara de Vereadores de Novo Hamburgo arquivou o Projeto de Lei nº 17 de 2019 que pretendia proibir a distribuição e a venda de canudos flexíveis e plásticos em estabelecimentos comerciais na cidade.

Após diversas discussões sobre a proposta de autoria do Vereador Enfermeiro Vilmar, a Comissão avaliou que o projeto poderia interferir de modo exagerado na atuação da iniciativa privada. O Sinplast acompanhou de perto a tramitação da proposta, tendo inclusive participado de um debate promovido em maio com a participação de técnicos, servidores e representantes do segmento industrial, que assim como o Sindicato fizeram explanações que foram levadas em consideração no parecer da Comissão.

“Proibir não coíbe, educar é o caminho, separar resíduos para o correto descarte e destino para reciclagem, promovendo e incentivando a economia circular”, defende o presidente do Sinplast, Gerson Haas.

Na Assembleia Legislativa

O Sinplast segue na luta contra outras iniciativas parlamentares que pretendem proibir o uso de plástico. Nesta terça-feira (09-07), Gerson Haas esteve em audiência com o deputado Elton Weber (foto acima). Na oportunidade, foram discutidas medidas para barrar o avanço de cinco projetos de lei que tramitam na Assembleia Legislativa e que sugerem a proibição de descartáveis, copos e canudos.

A ideia de Weber é aproveitar a volta do recesso parlamentar para colocar o tema em debate com os autores dos projetos, os deputados Zé Nunes, Dirceu Fransciscon e Gerson Burmann, apresentando outros exemplos de iniciativas, como algumas que tramitam em Santa Catarina e que propõem a regulamentação de bares e restaurantes e coletores específicos para os materiais.