Blog

Painel 3 – Tarde: Preparando a indústria de plásticos para o novo cenário energético

Encerrando o dia de debates do 13ª edição do Energiplast foram apresentadas mais cinco empresas Cases de sucesso em Economia Circular.

“Para cada projeto que estamos gerindo, queremos emitir um laudo ESG, para mostrar esse impacto em números”, conta Alessandro Gonçalves, da Plaskaper, e um dos painelistas convidados.

Moisés Weber, da Plastiweber, ao final de sua apresentação deixou uma provocação aos participantes: “Pensem em ser cada vez mais parceiros de quem coopera com a economia circular”.

Leandro Mancini Lacerda, sócio-diretor da DL Plásticos, confidenciou os próximos passos da empresa: “Estamos conversando com empresas locais para vender resina pcr”, conta.

Já Luciano Woll, da empresa Ambiente Verde, que também estava na mesa de debate, disse que “entramos nesse cenário para trazer outras opções para as indústrias. E sempre pensamos na grande pergunta: o que podemos trazer para o mercado? Hoje trabalhamos produtos de identidade visual, identidade de marketing.”

Fábio Maranho, da JBS Ambiental, comentou brevemente sobre o processo circular da empresa. “Nosso modelo de negócios é baseado na economia circular. Nas filiais fazemos o processo de seleção, principalmente envolvendo plásticos de diferentes segmentos. Após todo processo da operação, os materiais voltam a JBS e ao mercado”, concluiu.

O Energiplast segue nesta terça-feira, 12, com visitas técnicas a UVR da CRVR (Unidade de Triagem, Recuperação de Materiais, Biotérmica e Produção de Energia) em São Leopoldo e aos laboratórios do SENAI-CETEPO.

Crédito: Otávio Fortes