Verão chegando e todo mundo se preparando para ir à praia. As crianças atendidas pelo Educandário São João Batista vão ganhar uma forcinha para ver o mar com a confecção de andadores feitos em canos de PVC durante um workshop, no próximo sábado, dia 10 de dezembro, em Porto Alegre. O MOVA – Oficina Solidária é uma ação do Projeto Tampinha Legal, iniciativa do CBP – Congresso Brasileiro do Plástico e do Sinplast – Sindicato das Indústrias de Material Plástico no Estado do RS, em que serão produzidos os equipamentos para que os pequenos possam se locomover mais facilmente pelas areias do litoral gaúcho.
O plástico permite que se faça produtos de forma mais rápida e com menor custo, como ficou demonstrado no CBP, em outubro, em Porto Alegre, quando foi lançado o primeiro protótipo da CRIA- Cadeira de Rodas Infantil Automatizada feita em PVC. Mais do que produzir, o material facilita o acesso a quem realmente precisa. No dia 10 de dezembro, os participantes do workshop, aberto ao público, vão aprender a fazer os andadores e poderão virar multiplicadores da ideia em suas famílias e comunidades.
O Tampinha Legal preparou um dia de atividades no próprio Educandário São João Batista, em Ipanema, o que promete momentos de emoção. A abertura será às 9h e às 9h15 a terapeuta ocupacional da Clínica Neuro Gold Mariana Saar de Almeida vai apresentar a ideia na palestra “Andador adaptado em PVC”. Na sequência, serão separados os grupos para dar início às oficinas. Depois do almoço, o assessor do Sinplast Manuel Gonzales vai falar sobre “O plástico e o meio ambiente”, a partir das 13h, seguido por uma oficina de compostagem e horta suspensa. O encerramento está previsto para as 17h.
Para participar, é necessária inscrição prévia no valor de R$ 25,00 + 30 tampinhas de plástico, com camiseta do evento e alimentação inclusos. A verba será totalmente destinada à compra de materiais para a produção dos andadores. O Educandário está localizado na Rua Tenente Coronel Mário Doernte, 200. Mais informações e inscrições pelo telefone 3246-5655. O MOVA tem o apoio do Programa Sustenplást, da Clínica Neuro Gold, da NeonCar, da Casa dos Colchões Viamão, da Verssa e do IMAMA-RS.